Reserva Caruara: Um olhar na natureza
Dora Paula Paes - Atualizado em 13/12/2025 09:21
Divulgação
Em três anos de funcionamento, o Centro de Visitantes da Reserva Caruara, em Grussaí, litoral de São João da Barra, já atraiu mais de 48 mil pessoas. O local pode ser a próxima parada no verão e, também, durante todo o ano com sua programação diferenciada que convida a olhar a natureza. Um desses programas, é aestreia do “Vem Passarinhar”, quando a unidade registrou um recorde na observação de aves, durante o último fim de semana (6 e 7 de dezembro).

Nos dois dias de evento, que reuniu 35 participantes, foram catalogadas 82 espécies de aves, o maior número já registrado na unidade de conservação, mantida de forma voluntária pelo Porto do Açu. Entre os animais foram observadas espécies raras como a Mexeriqueira (Vanellus cayanus), a Saracura-Carijó (Pardirallus maculatus) e o Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii), este último observado pela primeira vez na reserva. O evento, criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está completando 10 anos e foi sediado pela Caruara porque ela foi reconhecida pelo órgão como polo oficial de observação de aves.
Divulgação

A atividade de birdwatching (observação de pássaros, em português) integra a programação permanente do Centro de Visitantes da Reserva Caruara. Na trilha guiada de observação de aves, o público utiliza binóculos para identificar espécies e vivenciar uma imersão na restinga. As crianças podem participar do programa por meio das ações educativas do projeto “Restingaí”, que busca ampliar o engajamento ambiental das novas gerações. A reserva oferece um guia ilustrado com 80 espécies registradas, produzido em parceria com a Vast Infraestrutura.
 
Divulgação

A região abriga cerca de 180 espécies de aves, com aproximadamente 160 delas registradas dentro da Reserva. A variedade de aves migratórias e raras reforça a importância das unidades de conservação para preservar a biodiversidade local e consolidar o município como destino relevante para o turismo de natureza e a pesquisa científica.

Além da observação de fauna, trilha ecológica, contação de histórias e outras atividades educativas, a programação da Caruara inclui a caminhada de filhotes de tartarugas ao mar, durante a temporada reprodutiva do animal. Em 2026, o evento acontece a partir 9 de janeiro, sempre às sextas-feiras, às 16h30, e aos sábados, às 8h30. A experiência - um dos momentos mais aguardados - é aberta ao público e reúne famílias, pesquisadores e turistas admiradores da natureza. Para participar desta e de outras programações da reserva, basta fazer o agendamento pelo site oficial: reservacaruara.com.br.
Divulgação

Patrimônio - A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada de forma voluntária em 2012 pelo Porto do Açu, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022, seu Centro de Visitantes foi inaugurado com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica. 
 
Divulgação
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS