Exposição "Planícies de Dentro" entra na última semana de visitação no Museu Histórico de Campos
- Atualizado em 24/10/2025 15:56
Foto: Divulgação
Após dois meses de intensa atividade cultural, debates e recorde de público, a histórica exposição "Planícies de Dentro" entra em sua última semana de visitação. O público tem até o próximo sábado (25), às 14h, para visitar a mostra que transformou as salas do Museu Histórico de Campos e provocou um necessário diálogo sobre a memória e a identidade da cidade.

Desde sua abertura, o projeto, produzido pela Marimba Produções, consolidou-se como um marco cultural. A alta demanda do público e de instituições de ensino levou à prorrogação da temporada, que agora se encerra definitivamente.

A exposição destaca-se por ser a primeira a dar protagonismo a um coletivo de artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+ no museu, questionando a narrativa oficial da cidade, tradicionalmente centrada na história dos barões do açúcar.

O sucesso do projeto não se mediu apenas pelo número de visitantes, mas também pelo engajamento da comunidade. Ao longo do último mês, a programação museológica gratuita ofereceu oficinas de "Escrevivência" e bordado, além de uma roda de conversa com os artistas, que atraiu dezenas de interessados e aprofundou as discussões propostas pelas obras.

"Chegamos à reta final com a sensação de dever cumprido", afirmou lanani Dias, da Marimba Produções. "O 'Planícies de Dentro' provou que há um desejo na cidade por se ver representada, por debater seu passado e por construir novos futuros. O projeto termina, mas a conversa que ele iniciou, esperamos que continue por muito tempo”, concluiu.

Esta é, portanto, a última oportunidade para o público conferir as obras de Agnis Silva, Ayò Adelowo, Maria Luísa Hora (Garden), Laryssa Monteiro, Luíza Rodrigues e Vinícius Ramos (Vinicin), que através de pinturas, instalações e outras linguagens visuais, propuseram um novo olhar sobre a história de Campos dos Goytacazes.

SERVIÇO - ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO "PLANÍCIES DE DENTRO"
Encerramento: Domingo, 26 de outubro de 2025.
Local: Museu Histórico de Campos - Praça São Salvador, 40, Centro.
Horários de Visitação:
Terça a sexta-feira: das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Sábado: das 10h às 14h.
Atenção: A exposição não abrirá no domingo (26), encerrando-se no sábado (25) às 14h, conforme o horário regular de visitação.
Entrada: Gratuita.
Fonte: Ascom
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS