Mostra Urbana de Sororidade e Arte será aberta nesta sexta, em Campos
- Atualizado em 05/09/2025 15:55
Divulgação
A Associação de Mulheres do Norte Fluminense (AMUNNF) promoverá, nesta sexta-feira (5), às 17h, no Espaço da Mulher – sede da entidade, que fica na Rua Cândido Mendes, nº 23, no Parque Rosário –, a abertura da Mostra Urbana de Sororidade e Arte (MUSA). O evento artístico pretende promover a igualdade de gênero, dar visibilidade ao protagonismo das mulheres nas artes visuais e sensibilizar o público para questões sociais relacionadas às mulheres.
Com duração de 30 dias, a exposição será composta por fotografias e obras de artesanato de artistas locais. A sororidade, tema central desta exposição, é um conceito que remete à solidariedade e empatia entre mulheres, como uma ferramenta vital para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam cerca de 51% da população brasileira. No entanto, essa maioria numérica não se traduz em igualdade nas diversas esferas da vida, incluindo as artes visuais. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança e reconhecimento na área artística, com percentuais baixos de representatividade em galerias e museus, exposições e na curadoria.
No campo da remuneração, a disparidade de gênero é evidente. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres ganham, em média, 77,7% do que os homens ganham no Brasil. Essa realidade se reflete nas artes visuais, em que as artistas frequentemente enfrentam dificuldades financeiras e falta de reconhecimento.
“A MUSA justifica-se, portanto, como uma plataforma para promover a equidade de gênero, dar voz às artistas mulheres e sensibilizar o público para questões sociais relacionadas às mulheres. Ao destacar a sororidade, buscamos inspirar a solidariedade entre mulheres, encorajando-as a se apoiarem mutuamente na busca por uma sociedade mais justa. A arte desempenha um papel vital na conscientização e mudança social, estimulando discussões importantes ao provocar reflexões profundas”, detalha a presidente da AMUNNF, Ana Marina Lacerda.
O projeto tem produção da AMUNNF em parceria a Inaiô Soluções Criativas, com gestão de projeto da Marimba Produções. A MUSA tem produção executiva de Ianani Dias; produção técnica de Bárbara Lobo; assistência de produção de Juliana Lima; direção de comunicação de Pietro Mesquita; design de Matheus Bandeira; e fotografia de Maylon Amorim.

MUSA é apresentada por: Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), por meio da Lei Paulo Gustavo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS