O projeto Samba na Praça do Liceu completará 10 anos de fundação em agosto e, no último dia 11, recebeu o Prêmio Melhores do Biênio de 2023/2025, concedido pelo Congresso da Sociedade e Cultura Latina (CSCL) - Seção Brasil com a Senadoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro. A premiação aconteceu no Auditório do Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena. Neste domingo (20), tem apresentação do grupo a partir das 9h, na praça do Liceu.
"Esse Prêmio nos deixa muito feliz, porque é um projeto que nasceu sem essa pretensão, apenas queria reunir pessoas, fazer samba e ocupar esse belo espaço urbano que é a Praça do Liceu, nas manhãs dos domingos", explicou o carioca Nilson Athayde. Ele chegou à planície goitacá em 2008 e sentia falta de eventos de samba na cidade como aconteciam na capital.
Divulgação Ascom
O projeto é formado por 15 músicos que se reúnem uma vez por mês, além da participação de artistas convidados e do público em geral, sempre na Praça do Liceu para ouvir música boa. O "Samba na Praça" foi abraçado pelo público e, em 2018, o ex vereador Abu aprovou na Câmara o projeto de lei, o reconhecendo como Patrimônio Cultural e, desde então, faz parte do calendário oficial de eventos do município.
Divulgação Ascom
Além de levar entretenimento e cultura, o projeto também tem papel social já que gera oportunidade de renda para os trabalhadores ambulantes cadastrados na Prefeitura de Campos, aumentarem sua renda familiar.