Campista Maycon Gual lançará livro "Bem te vejo viver" na 23ª edição da FLIP em Paraty
- Atualizado em 16/06/2025 10:12
Divulgação Ascom
A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) chega à sua 23ª edição em 2025, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. Neste ano, um representante da cultura campista marcará presença com um lançamento especial. O escritor, ator e diretor técnico da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, Maycon Gual, lança seu aguardado livro "Bem te vejo viver" durante o evento.
Sendo publicada pela Caravana Grupo Editorial, a obra é uma coletânea sensível e poética de crônicas e versos que entrelaçam memória, cotidiano, afetos e resistências. Com linguagem simples e potente, Maycon Gual convida o leitor a enxergar a vida nos detalhes, nos silêncios e nas reinvenções do viver. “Bem te vejo viver” propõe um olhar generoso sobre a existência, com o lirismo de quem transforma vivência em arte.
Com curadoria do poeta paraense Xamã Márcio Maués, a Casa Caravana tem como autora homenageada a escritora Maria Valéria Rezende e receberá seus escritores, com os respectivos lançamentos das suas obras.
“Este livro foi escrito de forma leve e despretensiosa. Acredito que, por estar sempre imerso no ofício artístico, desenvolvi um olhar aguçado para as coisas, os fatos e, principalmente, as pessoas. Com o tempo, minha relação com o teatro e a literatura se estreitou. Entre um trabalho de ator e outro, as palavras foram encontrando o seu espaço. Quando percebi, Rubem Alves, Ferreira Gullar, Manoel de Barros, Paulo Leminski, Adélia Prado e tantos outros já eram companheiros de quarto, lembrando-me das histórias simples da vida, aquelas que meu avô, Manoel (Lorinho), sempre partilhou comigo. Este livro nasceu do incômodo de ver tantas pessoas apenas sobrevivendo. Abdicando dos seus sonhos, submetendo-se a desejos alheios e sem coragem para enfrentar seus próprios fantasmas. Que tal embarcarmos nessa aventura? Desejo-lhe uma leitura prazerosa e que, ao fim, possamos dizer juntos: bem te vejo viver”, contou Maycon.
Sobre o autor
Maycon Gual é um ator brasileiro, educador e gestor cultural, natural de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Licenciado em teatro, artes visuais, filosofia e sociologia, tem pós-graduações em cinema, gestão cultural, docência do ensino superior e neuropsicologia, além de outras áreas. Mestrando em cognição e linguagem pela UENF, Maycon é um artista polivalente, já fez parte de várias antologias e agora publica seu primeiro livro.
Com informações da Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS