Médico Nélio Artiles vai lançar livro na Bienal de Campos neste domingo
Éder Souza 07/06/2025 12:55 - Atualizado em 07/06/2025 13:01
Médico infectologista Nélio Artiles
Médico infectologista Nélio Artiles / Foto: Folha da Manhã



O médico infectologista Nélio Artiles vai lançar neste domingo (8) o livro "Cuidar & Amar: crônicas sobre o sentir e o Ser" na 12ª Bienal do Livro de Campos. O trabalho reúne 111 textos do médico, originalmente publicados ao longo dos anos no Jornal Folha da Manhã, divididos em oito capítulos. O lançamento, que está marcado para às 15h no Espaço do Autor, conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), que incentiva essa produção de literatura não técnica.

“A expectativa é muito grande para o lançamento desse livro. Eu tenho múltiplas funções na minha vida. Sou médico há 40 anos, professor quase ao mesmo tempo, além de ser pai, marido, irmão e avô hoje em dia. Eu trago uma vivência de muitas coisas e isso foi muito importante para mim mesmo. Para mim é uma grande honra e orgulho poder dar uma continuidade a minha vida com a produção desse livro. Eu vou ficar muito feliz de receber os amigos e as pessoas que acompanham a minha trajetória para fazer dedicatórias. Eu tenho certeza que vai agradar muita gente”, disse o médico.

O livro é composto por temáticas variadas como educação, música, reflexão, saúde, família, entre outros assuntos. Com mais de 500 artigos publicados na Folha, Nélio diz que a inspiração para a criação se deu a partir do convite do jornalista e diretor de redação da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa.

“A criação, eu posso dizer que tem um culpado, né? E o principal culpado é o nosso querido e amigo Aluysio Abreu Barbosa, que me chamou para ser articulista da Folha da Manhã lá em 2011, 2012, e eu passei a fazer artigos semanais durante um tempo importante (...) É um livro a melhor forma de lê-lo é justamente garimpando, de forma alternada escolhendo um capítulo e lendo. Eu tenho certeza que vai ser muito positivo para mim deixar esse legado, assim como também para as pessoas que forem ler”

 A FMC participará pela primeira vez efetivamente do evento literário. O médico agradeceu o apoio da instituição. 

"Eu quero agradecer não só a Aluysio Abreu Barbosa, mas também ao querido amigo jornalista Wellington Cordeiro, que fez um trabalho belíssimo na capa que demonstra uma flor nascendo dentro de pedras secas. E é exatamente isso que a gente tem que buscar (...) Também quero agradecer muito a Faculdade Medicina de Campos e a Fundação Benedito Pereira Nunes, que me proporcionaram a produção, edição, impressão e a publicação desse livro", finalizou Nélio Artiles.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS