Cine Darcy exibe documentário premiado sobre Mico-leão-dourado nesta quarta-feira
/
Divulgação: Uenf
O Cine Darcy, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), exibirá gratuitamente nesta quarta-feira (19), às 19h, o documentário “Dourado”, dirigido por Marx Braga. A exibição acontecerá no auditório 2 do prédio P4, no Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Uenf e terá, em sequência, debate sobre a obra. O documentário ganhou diversos prêmios entre 2022 e 2023, incluindo fora do Brasil, como em premiações ocorridas na Índia, Portugual, México, Colômbia e Quênia. A realização é da Uenf, através da Diretoria de Cultura da universidade e do Cine Darcy, com apoio da Proex-Uenf.
Sinopse – O documentário de 19 minutos mostra a trajetória do Mico-leão-dourado, uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira. De animal de estimação a símbolo da luta pela preservação da Biodiversidade, o Mico-leão-dourado é nativo da Mata Atlântica fluminense. A história do mico se confunde com a história da floresta e com a história do Brasil.
Documentário já recebeu vários prêmios - Lançado em setembro de 2022, o documentário Dourado foi exibido em mais de 15 países e recebeu os seguintes prêmios: Melhor Curta – Metragem (Júri Popular) no Filmambiente (Brasil, 2022), Melhor Montagem (Curta-Metragem) no Filmambiente (Brasil, 2022), Special Mention of the Jury no FAUNA Tepoztlán Animal Festival (México, 2023), Mención Especial del Jurado no 5º Cine de Montaña (Colômbia, 2023), Best Documentary Short (Environmental) no RDIFF (Índia, 2023), Menção Honrosa Curta-Metragem em Língua Portuguesa no 29º CINE ECO (Portugal, 2023), Honourable Mention no Varsity Film Expo (Quênia, 2023).
Marx Braga – Nascido no Rio de Janeiro e criado em Fortaleza, é formado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Com mais de 15 anos de experiência no audiovisual, ele se dedica à edição de filmes. Em 2020, passou a dirigir seus próprios trabalhos.