Pedro Henrique Figueiredo
08/05/2025 16:17 - Atualizado em 09/05/2025 10:42
Dom Roberto Francisco
/
Reprodução
Originário de Chicago, o novo papa atraiu o interesse de seus pares por causa de seu estilo tranquilo e apoio ao papado de 12 anos de Francisco, especialmente seu compromisso com questões de justiça social.
Leão XIV foi eleito no dia 8 de maio, dia em que a Argentina comemora sua padroeira, Nossa Senhora de Luján. Isso relembra o Papa Francisco. Seu santuário, localizado na região de Córdoba, é visitado por milhares de fiéis e devotos. A padroeira do país sul-americano conta com uma história bastante curiosa, cujo início se dá ainda no Brasil, na era colonial.
As primeiras palavras de Leão
Em seu primeiro discurso, claramente emocionado, Robert Prevost enalteceu o Papa Francisco: “Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz corajosa de papa Francisco que abençoava Roma e dava sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me a dar sequência aquela mesma benção: Deus ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos na mãe de Deus, portanto, sem medo, unidos, mão a mão com Deus e entre nós, sigamos adiante”.
Palavras do Bispo Diocesano
“Tem preocupações e o colocam com o colaborador de Francisco, e também com os mesmos anseios de abrir pontes de diálogo e entendimento. Assume o nome de Leão XIV, se inspirou em Leão XIII, que conciliou a Igreja com a modernidade. Mas também Leão XIII se ocupa dos direitos da Igreja. Colocando princípios para um bom relacionamento: Igreja e Estado”, disse Dom Roberto Francisco em vídeo.
Atualização às 10h35 de 09/05/25: nota da redação: a postagem inicial tinha erros de data e na reprodução em texto do vídeo do bispo diocesano de Campos, Dom Roberto. Que hoje, antes tarde do que nunca, foram devidamente sanados. Ao bispo e aos leitores, nossas desculpas.