Na Capela Sistina, cardeais começam a eleição do novo Papa
Pedro Henrique Figueiredo 07/05/2025 13:49 - Atualizado em 07/05/2025 16:37
Fechamento da Capela Sistina
Fechamento da Capela Sistina / Reprodução
“Extra omnes”: todos fora. Foi dado início às votações no Conclave por volta das 11h30min (horário de Brasília) nesta quarta-feira (7). Os cardeais saíram da Capela Paulina em procissão para a Capela Sistina. Ali, prestaram o juramento. Ainda não há um Papa escolhido. A fumaça preta saiu às 16h01min (horário de Brasília) e 21h01min (horário local, Roma). As votações irão continuar na quinta-feira (8) com duas votações na parte da manhã e duas na parte da tarde. A multidão continu na Praça São Pedro.
Houve uma Missa Pro Eligendo Romano Pontifice onde foi preparado espiritualmente o Colégio Cardinalício para a eleição do novo Sucesso de São Pedro, com um apelo à orientação do Espírito Santo. A Missa foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re.
Foi refletido sobre o Evangelho proclamado na liturgia, o cardeal concentro sua meditação na mensagem central da Última Ceia: “Este é o meu“Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 15,13), e destacou que este ensinamento de Jesus é o verdadeiro distintivo da fé cristã:
“O amor que Jesus revela não conhece limites e deve caracterizar os pensamentos e ações de todos os seus discípulos, que devem sempre demonstrar amor autêntico em seu comportamento e empenhar-se na construção de uma nova civilização — aquela que Paulo VI chamou de ‘civilização do amor’. O amor é a única força capaz de mudar o mundo”.
“Que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam!”, publicou o Vatican News (português) nas redes sociais.
Em poucos instantes a chaminé mostrará o resultado da primeira votação do Conclave. Neste primeiro momento somente terá uma votação. Caso não haja consenso entre os cardeais eleitores, outra votação será iniciada. Serão duas durante o dia, duas de manhã e outras duas na parte da tarde, conforme já noticiado pelo Blog Catolizando.
Os cardeais ficarão confinados no Conclave até a eleição de um novo Papa. Esse é um Conclave com cardeais de 71 países. 34 são oriundos dos territórios de competência do Dicastério para a Evangelização. Alguns, mesmo que originários de outras nações, exercem seu ministério nessas terras de missão, assim como vários ocupam cargos na Cúria Romana.
Eram 252 os cardeais quando da morte do Papa Francisco, dos quais 135 eleitores no Conclave que começou nesta quarta-feira. Destes, 133 entraram na Capela Sistina, pois dois deles - o cardeal Antonio Cañizares Llovera, arcebispo metropolitano emérito de Valência, e o cardeal John Njue, arcebispo metropolitano emérito de Nairóbi - estão ausentes por motivos de saúde.
Fumaça preta
Fumaça preta / Reprodução Globonews

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]