Grupo de amigos inicia movimento de encontros semanais na mureta da Lapa, em Campos
Matheus Berriel 12/02/2025 16:29 - Atualizado em 14/02/2025 09:44
Região do Cais da Lapa vem sendo reocupada culturalmente nos últimos anos
Região do Cais da Lapa vem sendo reocupada culturalmente nos últimos anos / Foto: Rodrigo Silveira
Segue ganhando força o movimento de reocupação sociocultural da Lapa e do Centro de Campos. A novidade agora é uma iniciativa independente, com amigos se reunindo para beber, bater papo e apreciar o pôr do sol na mureta da Lapa, aos finais de tarde das sextas-feiras, replicando uma tradição da mureta da Urca, no Rio de Janeiro. Planejado pelo advogado e professor Dyego Tinoco, o projeto recebeu o nome de Sexta na Mureta e será "lançado" na próxima sexta (14), a partir das 17h15.
— A proposta é reunir uma galera para se encontrar na mureta; cada grupo levar seu cooler, seu drink, ou pedir uma cerveja por lá. Sentar, beber e conversar, no muro mesmo, como ocorre na mureta da Urca. É para ser uma coisa descontraída e ocupar a região central da cidade — afirma Dyego.
Um grupo de WhatsApp já foi criado para mobilizar os primeiros adeptos. Originalmente com seis e no momento com 42 membros, ele é aberto e pode ser acessado pelo link chat.whatsapp.com/BmmUkigWTT847te0MTCgDH. A ideia é de que a prática seja adotada também por outros grupos de amigos, promovendo constância e rotatividade de público. “Quem sabe se torne uma coisa recorrente, como um happy hour”, comenta o idealizador.
Desde agosto de 2022, o bairro da Lapa tem sediado uma série de iniciativas culturais e/ou de entretenimento. Só no Cais da Lapa, nesse período de dois anos e meio, aconteceram apresentações de blocos, escolas de samba e bois pintadinhos; festival de torresmo; instalação de letreiro artístico; uma edição do Rock Goitacá, uma do FestTur Campos e várias do Samba do Cais, com diversos shows. Há seis meses, está em vigor o evento Sexta no Cais, com happy hours quinzenais às sextas-feiras. A realização é da cervejaria Barril Cheio e do Vovó Dizia Botequim, com apoio do Costa Doce Convention & Visitors Bureau, da Folha da Manhã e da secretaria municipal de Turismo, cuja sede inclusive foi transferida para o local. Outras iniciativas naquela região foram a abertura do bar Mureta da Lapa, pela iniciativa privada, em outubro; e a pintura da Igreja Nossa Senhora da Lapa, concluída em dezembro, em parceria da Santa Casa de Misericórdia com a empresa Neves e Rangel Tintas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS