Felipe Manhães - A Búzios de Brigitte Bardot
Felipe Manhães - Atualizado em 31/12/2025 08:26
Felipe Manhães
Felipe Manhães / Reprodução
A última coluna do ano é triste. Morreu no último domingo, dia 28 de dezembro, aos 91 anos, a atriz francesa Brigitte Bardot, e temos muito a agradecê-la.
Ela foi a "criadora" de um balneário que dispensa apresentações e elogios, principalmente para os brasileiros, para o povo fluminense e, em especial, para quem vive no Norte Fluminense, que tem, nesse lugar, um oásis em meio ao deserto.
O Município de Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, não seria a jóia que é hoje sem ela, e sua transformação é uma verdadeira história de cinema.
Em janeiro de 1964, Brigitte Bardot, uma das mulheres mais famosas do planeta, veio passar uma temporada no Brasil em busca privacidade. Após desembarcar no Rio de Janeiro, seguiu para Armação dos Búzios, um então vilarejo de pescadores sem infraestrutura, e lá ficou por cerca de, nada mais, nada menos, que quatro meses, até retornar para a França.
Turistas, jornalistas e fotógrafos do mundo inteiro vieram para o então distrito de Cabo Frio atrás dela.
Búzios era um local isolado, sem estrutura turística, e com poucos estabelecimentos comerciais. Na época, a imprensa descrevia a região como um “paraíso secreto”.
Não havia comércio, hotelaria e gastronomia por lá, e a atriz andava de forma simples e despojada, caminhando e visitando praias. Ela tinha o hábito de passear em um fusca vermelho e caminhar pela praia de Manguinhos.
Sua admiração pelo lugar foi tanta, que a fez retornar uma segunda vez, em dezembro do mesmo ano.
Sua longa estadia impulsionou o surgimento das primeiras pousadas e o início da economia baseada no turismo. Foi a partir desse período que Búzios passou a integrar o circuito turístico mundial. De uma hora para a outra, Búzios ficou conhecida internacionalmente.
Décadas depois a atriz descreveu o encanto pelo lugar e a experiência como um período de vida simples, longe dos holofotes.
Brigitte nunca mais voltou a Búzios.
Em 1999, em sua homenagem, a cidade criou a Orla Bardot e instalou uma estátua de bronze da atriz, que se tornou mais que um ponto turístico, um ícone.
A Prefeitura de Búzios perdeu a oportunidade de trazê-la de volta, em um avião fretado, com tudo pago. A notícia "Brigitte Bardot retorna a Búzios", certamente iria parar o planeta e os holofotes estariam todos voltados para lá novamente.
O namorado da atriz que passou com ela seus dias em Búzios, Robert Zagury, ainda está vivo, com 95 anos. Não sei do estado de saúde dele, mas certamente ele e a cidade gostariam muito desse reencontro.
Décadas depois fica evidente o motivo da sua história com a cidade. Não é à toa que a palavra beleza começa com "B". "B" de Búzios, "B" de Brigitte, "B" de Bardot.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS