Macaé envia ao Estado dados sobre investigação de casos da variante Ômicron
28/12/2021 07:52 - Atualizado em 28/12/2021 08:25
Testagem do coronavírus
Testagem do coronavírus / Divulgação - Fiocruz
A secretaria municipal de Saúde de Macaé encaminhou nessa segunda-feira (27), ao governo do Estado do Rio de Janeiro, dados sobre duas pacientes com suspeita de infecção por variante Ômicron da Covid-19. A coleta de material para novos exames de mapeamento do vírus será realizada nesta terça-feira (28).
 
A investigação dos dois casos foi iniciada após a secretaria estadual de Saúde encaminhar, na sexta-feira (24) passada, à secretaria municipal de Saúde, notificação de suspeita de contágio das duas pacientes: uma moradora de Casimiro de Abreu que trabalha no Parque de Tubos, de 31 anos, com sintomas apresentados em 30 de novembro e exame realizado em 1º de dezembro; e uma moradora de Macaé, de 19 anos, sem sintomas e com exame realizado no dia 28 de novembro.
— Os dois casos suspeitos da variante Ômicron foram identificados pela secretaria estadual de Saúde, por exames realizados em laboratório da rede particular. A partir da notificação que recebemos, acompanhamos as duas pacientes, que estão bem e não apresentaram quadro de complicações. Novos exames serão realizados e o material será enviado ao Laboratório Lacen, para mapeamento e confirmação da variante Ômicron — explica Lisa Chagas, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde.
O Lacen é o laboratório do Governo do Estado que realiza estudos de novas variantes da Covid-19. A secretaria municipal de Saúde também mantém cooperação junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Laboratório do projeto Covid-19, para a realização de pesquisas e mapeamentos genéticos do coronavírus.
A secretaria de Saúde reforça a importância de a população manter os cuidados, por meio das medidas sanitárias de enfrentamento a pandemia da Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, além de cumprir também todo o esquema vacinal de imunização contra o coronavírus.
Fonte: Prefeitura de Macaé

ÚLTIMAS NOTÍCIAS