Campos terá polo do programa estadual "Empoderadas"
- Atualizado em 28/07/2021 20:33
No workshop Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), na tarde desta quarta-feira (28), a campeã mundial de jiu-jitsu, Érica Paes, confirmou a instalação no município de um polo do "Empoderadas", Programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
“Empoderadas já é uma realidade em Campos. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho, que já providenciou a contratação de uma professora, que já vai participar, no Rio, de capacitação com promotores e defensores públicos, juízes, delegados e outros profissionais, para ter conhecimentos sobre os crimes praticados em função do gênero e as formas de prevenção”, contou a também ex-lutadora de MMA, que ministrou palestra e deu um aulão de defesa pessoal para crianças e adultos que participaram do evento.
A atleta também palestrou, apresentando dados da violência contra a mulher e explicando o funcionamento do "Empoderadas". “O esporte é nossa ferramenta de trabalho para atrair a participação de mulheres e meninas para o programa, que é muito importante para mudar os dados que temos. De 198 países do mundo, o Brasil é o quinto em violência contra a mulher e, de acordo com o Instituto de Segurança Pública, 68,9% dos estupros praticados no país as vítimas são menores de idade e a maioria delas do sexo feminino. No Empoderadas, nós fornecemos ferramentas para as mulheres e meninas poderem identificar as situações de risco e se proteger de ações de um possível agressor”.
E continuou: “Mais do que isso, o programa cuida tudo no entorno da mulher, porque entendemos que não é o medo que impede a mulher de denunciar, de registrar a violência doméstica; é a vergonha. E entendemos também que a maior agressão para a mulher é ver um filho com fome, sendo que, muitas vezes, seu algoz é o homem que paga pela comida, o aluguel. Então temos a parte de cursos profissionalizantes, capacitação profissional, empreendedorismo e muito mais”, explicou Érica, lembrando que as ações também são estendidas a maridos, companheiros e filhos das “empoderadas”.
Érica contou sua história e falou do poder do tatame em sua vida, declarando que o jiu-jitsu a salvou de um estupro quando tinha 13 anos de idade, já uma revelação nacional na arte marcial. Ela ainda contou que, mãe adolescente, aos 17 anos, sofreu todas as formas de violência doméstica (psicológica, moral, física e financeira). “Não ensinamos a bater em homens. Nosso objetivo é ajudar mulheres e meninas a ressignificar suas vidas. Queremos que todas tenham a certeza de que ‘lugar de mulher é onde ela quiser’”.
A ação da Subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano, disponibilizou serviços como isenção de taxas de documentação para certidões de casamento, nascimento, identidade e óbito, aferição de pressão arterial e glicose, entre outros atendimentos.
“É importante esse engajamento de crianças no esporte, que é capaz de mudar vidas. Muitos atletas mudam até mesmo financeiramente a vida de seus familiares. Temos vários projetos voltados para pessoas em vulnerabilidade e o Empoderadas é o novo parceiro para resgatar mulheres de um ambiente de violência, seja que forma for, e de afastar crianças das ruas, das drogas, mudar destinos. Agora basta definir o local para a instalação do polo do Empoderadas, abrir as inscrições e, em dois meses, pelo que foi passado, o programa já estará funcionando em Campos”, concluiu a subsecretária Josiane Viana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS