Fábio Ribeiro: Novos horizontes para Cultura de Campos
- Atualizado em 21/07/2021 00:03
Divulgação
Mais do que o conjunto de conhecimentos, comportamentos e tradições, a cultura é, talvez, a mais importante ferramenta de empoderamento de um povo. A cultura inspira leis, constrói saberes, afirma a história e molda nossa identidade. Poderoso instrumento de transformação social, a cultura é também a melhor forma de fortalecer o amor por Campos, o orgulho de ser campista, o pertencimento à nossa cidade. Recentemente, a Câmara aprovou o Plano Municipal de Cultura que, depois de ter sido engavetado pelo governo passado, foi instituído pelo Executivo através da lei 9.065 de 31 de maio deste ano. Campos passa agora a contar com um plano de gestão para uma década de desenvolvimento de políticas públicas culturais em curto, médio e longo prazo.
O movimento pelo resgate de nossa cultura/identidade começou com força e mais - com incentivo e apoio do Legislativo. Tivemos já algumas ações marcantes, como a reabertura do Arquivo Público Municipal, que completou 20 anos em maio, como um dos cinco melhores do país. Também foi reaberto o Museu Histórico de Campos, com a passagem de seus nove anos. Na última semana, o plano de gestão começou a ser executado, com o lançamento do Cultere Campos - com Horizonte, no Teatro Trianon.
O Culture Campos é um programa que tem que tem sete eixos, sendo o principal foco tornar as atividades artísticas e culturais acessíveis à toda população, valorizando nossos equipamentos, artistas e fazedores de cultura em geral. Ele é parte da política pública da atual gestão que quer promover a cultura também como atrativo turístico, gerador de renda e que movimenta todo um setor da economia. Campos agora tem novos horizontes para nossa cultura e, pensando em ajudar na construção desses novos caminhos, vamos começar por uma Conferência Municipal de Cultura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS