Antigo problema das canaletas no Centro ainda sem solução
23/06/2021 01:37 - Atualizado em 23/06/2021 15:19
Prefeitura não tem prazo para solução
Prefeitura não tem prazo para solução / Rodrigo Silveira
O problema é tão antigo quanto as próprias canaletas do Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no Centro de Campos. A falta das grades de proteção oferece riscos a quem passa pelo local, além de não ajudar muita na estética do local, área comercial da cidade, e facilitar o acúmulo de lixo. Aliás, a sujeira que fica no local — por culpa da população, que insiste em jogar o lixo na rua — prejudica a finalidade das canaletas, que é escoar a água que acaba ficando empossada no local nos dias de chuva. A Prefeitura diz buscar material mais barato para reposição de grades e lamentou os furtos constantes.
Os anos passam, os governos também, mas a falta de estrutura das canaletas continua sendo alvo de reclamação dos campistas. E andar pelo Calçadão se tornou uma armadilha. O vendedor Luiz Souza, de 37 anos, contou que já viu várias pessoas se machucarem por conta da falta das grades: “Várias pessoas, na pressa do dia a dia, já chegaram a cair ou tropeçar nessas canaletas. É um problema antigo aqui. Há um tempo até colocaram as grades no lugar, mas não durou muito”.
Além do risco de queda dos pedestres, o buraco que se forma por falta da grade de proteção tem acumulado lixo. “As canaletas são importantes para escoar a água, para não alagar o Calçadão, mas isso aqui está muito feio, além de colocar em risco quem passa por aqui, principalmente as pessoas de mais idade. Isso sem falar no lixo que as pessoas jogam no chão, um péssimo hábito”, disse a autônoma Estela Santos, de 35 anos.
Em nota, a secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação informou lamentar “que os roubos de canaletas são constantes no centro da cidade. A secretaria busca alternativas para substituir as canaletas por peças com menor valor comercial. O órgão pede apoio da população denunciando quando flagrarem esse tipo de roubo. É possível acionar a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a própria secretaria, pelo número (22) 98175-1231”.
A Prefeitura ainda chamou atenção para outro problema, o furto das tampas de bueiros pela cidade, ressaltando que “as tampas que forem referente a rede água, devem ser recolocadas pela concessionária responsável”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS