Refrigerantes zero engordam?
- Atualizado em 29/01/2021 07:19
G1
Antes de qualquer coisa, importante ressaltar que refrigerantes, sejam comuns ou zero, estão longe de compor uma rotina alimentar saudável.
Mas abordando a questão se os zero açúcar engordam tanto quanto os comuns, acho uma temeridade se considerar que são "6 e meia dúzia".
Refrigerantes comuns apresentam uma concentração de sacarose impressionante. Na verdade como são bebidas carbonatadas (levam ác. carbônico) e dessa forma são ácidos, a percepção do paladar doce (dulçor) se reduz bastante. Dessa forma, a concentração de açúcar é bem maior que uma pessoa usaria em um copo de refresco normalmente.
Os danos causados pelos açúcares à saúde são descritos abundantemente na bibliografia científica, indo desde resistência insulínica, obesidade, danos hepáticos a Síndrome Metabólica.
Pois bem. Mas e os produtos zero açúcar?
Há artigos que mostram alterações na microbiota intestinal com o uso prolongado de edulcorantes artificiais (adoçantes) e que poderiam alterar o perfil de hormônios da saciedade, fazendo um indivíduo comer mais compensatoriamente.
Outros dados sugerem que o paladar doce dos adoçantes induziria uma resposta neurológica capaz de elevar insulina na circulação sanguínea e, por rebote, o indivíduo consumiria doces comuns: no fim das contas engordariam da mesma forma.
Dentre os estudos respeitáveis sobre o tema temos “Sugar and artificially sweetened beverages linked to obesity: a systematic review and meta-analysis”que faz uma correlação direta entre refrigerantes comuns ou zero com a obesidade. Ok. Mas trata-se de meta análise, ou seja, um estudo de observação, onde se compara o consumo de refrigerantes comuns ou zero em uma dada população e a relação com a obesidade. Na minha opinião existe a questão de inversão de causalidade: pessoas obesas procuram refrigerantes com adoçante com maior frequência, não que o refrigerante zero seja a causa de sua obesidade.
Outra questão é que pessoas com hábitos saudáveis, com rotina de exercícios físicos, etc, não consomem ou consomem muito pouco refrigerante (seja zero ou não). Obviamente a incidência de obesidade nessa camada da população é bem menor, por múltiplos fatores.
Em relação à questão neural de que os adoçantes induzem consumo de doces em rebote, os estudos considerados relevantes utilizam modelo murino (camundongos), como em várias pesquisas. Mas nesse caso é complexo se comparar cabalmente, pois um animal irracional age obviamente por instinto. Bem diferente de uma pessoa que tenha noção do que está fazendo. Quero dizer que um animal procuraria sim compensação imediata pela ausência de serotonina (que o adoçante não induz) que o açúcar e gosto doce produziriam. Já uma pessoa em plano de perda de peso sabe o motivo de usar adoçante e é capaz de controlar ou frear o impulso por compensação de açúcar.
 
Para citar outro artigo importante "O efeito da água e bebidas açucaradas não calóricas sobre a perda de peso em um programa de emagrecimento de 12 semanas" (The effects of water and non-nutritive sweetened beverages on weight loss during a 12-week weight loss treatment program), o resultado tende a gerar confusão, pois afirmam que o consumo de água não é melhor que o de bebidas com adoçantes na redução da obesidade em um programa mais amplo que considere o comportamento do indivíduo.
 
 
Anos depois outro estudo impactante foi publicado:
"O efeito da água e de bebidas com adoçantes não calóricas sobre a perda e manutenção de peso: um ensaio clínico randomizado" (The effects of water and non-nutritive sweetened beverages on weight loss and weight maintenance: A randomized clinical trial)...as conclusões foram chocantes:
_ “Os usuários regulares de bebidas com adoçantes não calóricas perderam muito mais peso e mantiveram a perda em comparação com aqueles que receberam a recomendação de beber apenas água.
Não estou defendendo o uso de adoçantes ou refrigerantes zero (muito menos comuns!!) de forma alguma. Apenas acho importante que haja mais ciência e menos achismo em todas as áreas.
Mas colocar o açúcar e alternativas ao seu consumo em um mesmo patamar, pode induzir muitas pessoas a voltarem para o açúcar...
 
 
_Tenho ouvido de vários pacientes obesos e/ou diabéticos: "já que ambos engordam, pelo menos o gosto do comum é melhor..."
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]