COVID 19 Ataca Cérebro de Forma Severa
27/01/2021 06:13 - Atualizado em 28/01/2021 07:14
Na tentativa de elucidar os danos causados pela Covid, pesquisadores realizaram um estudo aprofundado em camundongos (publicado em 19/01/2021 na Viruses). 
O pesquisador Mukesh Kumar, da Universidade da Georgia, explica que ao contrário do que se pensava, a Covid não é uma doença respiratória obrigatoriamente. 
De acordo com o estudo, camundongos infectados desenvolveram doença pulmonar cerca de 3 dias após a infecção por via nasal, com declínio após esse período.
Já no cérebro, observou-se um aumento severo da infecção após 5 a 6 dias, com danos importantes a esse órgão e sintomas de fraqueza, falta de ar e desorientação.
Os achados podem explicar a causa de certos pacientes apresentarem melhora na parte respiratória e rapidamente evoluírem para óbito.     
Ainda segundo o pesquisador, a infecção por via nasal fornece uma entrada facilitada ao cérebro, diferentemente de contaminação por via oral. 
Um dos grandes problemas é que o cérebro não possui as defesas que os pulmões possuem. Além do fato de que infecções deixam danos nos órgãos que acometem, mesmo após a cura. 
No cérebro isso pode ser particularmente grave.
"Pacientes que se curaram de Covid, mas desenvolveram infecção cerebral são particularmente propensos a doenças posteriores, sejam autoimunes, Mal de Parkinson ou perdas cognitivas." Afirma o Dr. Kumar.    

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]