Em dia sem novos óbitos, Campos tem mais 184 casos de Covid-19
07/11/2020 20:29 - Atualizado em 08/11/2020 00:10
Nenhum óbito foi registrado neste sábado (7) pela Prefeitura de Campos em decorrência da Covid-19. Segundo boletim divulgado, o município segue com 435 mortes causadas pela doença. Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus subiram para 9.127, sendo 184 deles registrados nas últimas 24 horas. Há ainda 23.653 casos suspeitos, sendo 23.552 com síndrome gripal e 101 com síndrome respiratória aguda grave. Os pacientes já recuperados são agora 7.757 — 246 a mais em relação à véspera.
Os números do boletim divulgados neste sábado são referentes a casos registrados em meses anteriores. O departamento de Vigilância em Saúde lembra que estes são casos registrados nos laboratórios — somado às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura), além da testagem itinerante no ônibus e testes rápidos de empresa particular.
A Prefeitura também vem realizando os testes agendados via aplicativo Dados Bem cujas notificações seguem acontecendo diariamente. Além disso, estão somados dados registrados anteriormente no sistema de notificação do Governo Federal (E-Sus), que somente agora foram disponibilizados.
Na última quinta-feira (04), a Prefeitura prorrogou a fase verde do plano de retomada das atividades econômicas e sociais até o dia 15 de novembro. As autoridades orientam à população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
Tratamento — De forma pioneira, em março, a Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença.
Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.
No dia 22 de maio, o Laboratório Regional do HGG recebeu do estado autorização para atuar como referência na análise de exame de detecção por PCR para Covid-19. A implantação é uma parceria entre Prefeitura de Campos e Uenf. Com a iniciativa, resultado dos exames, que estavam levando em média 15 dias para saírem, passam para até 48h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS