Glúten na infância pode prevenir alergia
- Atualizado em 10/10/2020 07:08
Pesquisadores do King's College London publicaram esta semana um novo estudo sobre a alergia ao glúten.
O artigo foi publicado em uma das principais revistas científicas do Reino Unido e sugere que a introdução precoce de glúten na alimentação infantil pode prevenir a Doença Celíaca.
O estudo necessita de novas confirmações segundo os próprios pesquisadores, mas teoricamente a oferta de alimentos contendo essa proteína estaria relacionada a taxas muito reduzidas de alergia ao Glúten.
Como trata-se de uma doença inflamatória de base autoimune, o sistema imune das crianças provavelmente aprenderia a tolerar o glúten, sem iniciar uma resposta exagerada e danosa ao próprio indivíduo.
De acordo com os dados publicados a introdução precoce de pães e massas derivadas do trigo estariam relacionadas à redução da incidência de outras doenças autoimunes, como o diabetes tipo 1.
Os resultados são polêmicos, uma vez que sugere-se que haja oferta de derivados do trigo antes mesmo dos 6 meses de vida, o que contraria todas as normas de nutrição pediátrica conhecidas. 
A ciência é sujeita a revisões impactantes, que estão ligadas à forma como nos relacionamos com o mundo, seja na seara alimentar ou a nossa interação com o meio ambiente.
Na década de 60 estimulava-se abertamente a queima e devastação de áreas florestais...
https://www.sciencedaily.com/releases/2020/09/200928125028.htm
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]