Na Ribalta: Identidade cultural
Fernando Rossi - Atualizado em 23/10/2020 14:18
Ainda é bastante discutida dentro dos círculos teóricos das Ciências Sociais em face de sua complexidade. Entre as possíveis formas de entendimento da ideia de identidade cultural, existem duas concepções distintas que devemos destacar dentro dos estudos sociológicos mais recentes. Essas concepções de identidade são brevemente explicadas por Anthony Giddens, sociólogo britânico, e nos ajudarão a entender melhor esse conceito.
Antes de falarmos sobre os diferentes conceitos de identidade cultural, devemos esclarecer primeiro a ideia geral de cultura e de identidade. A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores. Esses traços culturais possuem influência direta sobre a construção de nossas identidades, uma vez que elas constituem grande parte do conjunto de atributos que formam o contexto comum entre os indivíduos de uma mesma sociedade e são partes fundamental da comunicação e da cooperação entre os sujeitos.
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo. Esse entendimento é construído a partir de determinadas fontes de significado que são construídas socialmente, como o gênero, nacionalidade ou classe social, e que passam a ser usadas pelos indivíduos como plataforma de construção de sua identidade.
Dentro desse conceito de identidade, há duas distinções importantes que devemos entender antes de prosseguirmos. A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a auto identidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é. Portanto, o título profissional de médico, por exemplo, quando atribuído a um sujeito, possui uma série de qualidades redefinidas no contexto social que são atribuídas aos indivíduos que exercem essa profissão. A partir disso, o sujeito posiciona-se e é posicionado em seu âmbito social em relação a outros indivíduos que partilham dos mesmos atributos.
O conceito de auto identidade (ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que desenvolvemos com o restante do mundo. A escola teórica do “interacionismo simbólico” é o principal ponto de apoio para essa ideia, já que parte da noção de que é diante da interação entre o indivíduo e o mundo exterior que surge a formação de um sentido de “si mesmo”. Esse diálogo entre mundo interior do indivíduo e mundo exterior da sociedade molda a identidade do sujeito que se forma a partir de suas escolhas no decorrer de sua vida.
Por fim, podemos estabelecer, diante do que já foi esclarecido, que o conceito de identidade cultural faz alusão à construção identitária de cada indivíduo em seu contexto cultural. Em outras palavras, a identidade cultural está relacionada com a forma como vemos o mundo exterior e como nos posicionamos em relação a ele. Esse processo é continuo e perpétuo, o que significa que a identidade de um sujeito está sempre sujeita a mudanças. Nesse sentido, a identidade cultural preenche os espaços de mediação entre o mundo “interior” e o mundo “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Nesse processo, ao mesmo tempo em que projetamos nossas particularidades sobre o mundo exterior (ações individuais de vontade ou desejo particular), também internalizamos o mundo exterior (normas, valores, língua...). É nessa relação que construímos nossas identidades.
Geralmente, as pessoas costumam associar cultura exclusivamente a grau de estudos, mas, no entanto, ela abrange muito mais que isso. Cultura é tudo aquilo que dá sentido ao mundo que cerca um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos. Assim, fazem parte da cultura de um povo elementos como a religiosidade, a definição dos valores morais, idiomas que falam o grupo étnico a que pertencem à história da sociedade na qual está inserido o indivíduo etc.
Ao longo de nossa vida vamos adquirindo novos conhecimentos e expandindo nossa cultura sobre determinados assuntos. Porém, é incoerente dizermos que alguém que não possui os mesmos conhecimentos que nós é inculto, pois, como já foi dito, cultura não se resume apenas a conhecimentos. É ela uma rede complexa de elementos que dão significado ao mundo de um indivíduo, composta de diversos elementos, e que caracteriza os povos pelo conjunto de fatores que compõe a sua sociedade.
Cada povo tem sua própria cultura, com suas próprias características. Isso se chama Identidade Cultural: é o que distingue um povo do outro. Por exemplo: no Rio Grande do Sul, existem adágios linguísticos que são características do povo gaúcho, assim como a visão de valores morais, a religiosidade, a arte, a culinária, os modos de vestir, pensar e agir dentre outros. Já em outro estado, como, por exemplo, São Paulo, esses elementos culturais possuem outras características.
Por mais que conheçamos e nos moldemos a outras culturas, a nossa identidade cultural permanecerá a mesma, pois ela influencia na nossa formação, seja pelo modo que agimos, seja pelo modo que pensamos.
No entanto, atualmente, contrariando as antigas definições de Identidade Cultural, novos pesquisadores acreditam que seja ela um fator que esteja em natural modificação ao longo dos anos, indo contra a opinião dos folcloristas que lutam para preservar a sua cultura e para cristalizá-la. Os novos pesquisadores desse campo acreditam que a junção de esferas culturais acabe resultando na originação de uma nova cultura e de uma nova Identidade Cultural. De fato, é o que se observa hoje. A mescla dos povos, com seus costumes e tradições, está a gerar um novo fator cultural e de Identidade Cultural.
O tema Cultura e Identidade Cultural é ainda muito complexo, pois não depende unicamente de “a” ou “b” fatores, mas de diversos fatores, que se modificam e se agregam ao longo da história a uma determinada sociedade, a uma determinada civilização.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS