Norte e Noroeste com 2.170 casos de Covid-19
Paula Vigneron 26/05/2020 13:59 - Atualizado em 26/05/2020 23:33
Os municípios do Norte e Noroeste ultrapassaram dois mil casos positivos de coronavírus, com 88 mortes causadas pela doença, em dois meses. O primeiro caso de Covid-19 nas regiões foi em Campos, no dia 23 de março. Nesta terça-feira (25), além de Campos, novos óbitos por Covid-19 foram registrados em São João da Barra, Itaperuna e Italva. Outras cidades que também apresentaram aumento de casos foram Macaé, Santo Antônio de Pádua, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Varre-Sai, Conceição de Macabu, Miracema, São Fidélis, Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana. As regiões somam 2.170 pessoas infectadas.
Campos tem um caso confirmado de coronavírus para cada mil habitantes. O município, com população estimada pelo IBGE em cerca de 507 mil, já registrou 571 casos positivos de Covid-19. O novo boletim da Prefeitura, divulgado na noite desta terça-feira (26), trouxe 71 novos registros, entre eles, mais um óbito em decorrência da doença, chegando a 27 na cidade. A morte recente, segundo a Prefeitura, é de uma idosa, de 78 anos, com comorbidades. Além disso, 1.791 pessoas são acompanhadas pela secretaria de Saúde com sintomas suspeitos. De acordo com o governo municipal, até o momento, após exames, 86 casos já foram descartados em Campos, que tem 200 pessoas recuperadas da doença.
São João da Barra registrou, nesta terça-feira (26), o quarto óbito em decorrência do coronavírus. José Augusto Batista da Costa, de 74 anos, morador da sede do município. Ele é pai do jornalista sanjoanense Bruno Costa. Segundo a nota do município, José Augusto apresentava comorbidades e estava internado no Hospital de Campanha Covid-19. Também aumentou o número de casos confirmados da doença no município, que agora é de 77 — com três registrados nas últimas 24h. Destes, 44 pacientes já se recuperaram. Atualmente, são 29 infectados. SJB ainda conta com 53 casos suspeitos, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Entre os casos suspeitos e confirmados, são cinco pacientes internados e 77 que cumprem isolamento domiciliar.
A Prefeitura de Itaperuna informou que o município tem três mortes em decorrência da Covid-19, 107 pacientes contaminados, sendo 43 recuperados, e 42 pessoas que apresentaram sintomas suspeitos. Dos pacientes que ainda não se recuperaram, três seguem internados no Hospital São José do Avaí. Os outros estão em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, 381 casos foram descartados em Itaperuna.
A Prefeitura de Italva, em novo boletim, confirmou a segunda morte em decorrência do novo coronavírus. Além disso, a cidade já registrou 40 casos positivos de Covid-19 e investiga outros dois.
Macaé também registrou aumento no número de casos positivos de coronavírus. De acordo com boletim divulgado pela Prefeitura, foram confirmados mais 30 pacientes infectados pela Covid-19, totalizando 660 contaminados na cidade. Destes, 310 foram considerados recuperados e 25 morreram. A cidade possui, nesta terça, 50% dos seus leitos da Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados com casos do Covid-19. Até essa segunda, a ocupação era de 43,8%.
Um dia após subir de um para três óbitos em investigação de Covid-19, o município de São Fidélis tem mais uma morte suspeita, chegando a quatro, além das sete já confirmadas. O boletim divulgado na noite desta terça-feira (26) pela Prefeitura traz ainda oito novos casos positivos da doença, subindo para 174. Destes, 136 pessoas já se recuperaram, com aumento de 10 em relação ao dia anterior, enquanto 31 estão infectados.
São Fidélis tem o maior índice proporcional de casos confirmados da Covid-19 no Norte e Noroeste Fluminense, com um a cada 222,2 habitantes. Atualmente, há ainda 12 casos suspeitos, e 43 foram descartados. Entre pacientes que testaram positivo e os suspeitos, há seis em isolamento hospitalar e 33 em isolamento domiciliar.
A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua confirmou, na tarde desta terça-feira (26), mais sete casos positivos e mais 11 suspeitos de coronavírus. Com os novos dados, o município registra 64 confirmações da doença, com 24 pacientes recuperados, e 83 suspeitas. Sete pessoas permanecem em isolamento hospitalar e uma morte ocorreu em decorrência da Covid-19.
A secretaria de Saúde de Quissamã registrou 42 casos confirmados de coronavírus, 27 suspeitos, 21 pessoas curadas e 1 óbito confirmado. Segundo a Prefeitura, todos os pacientes positivados estão sendo acompanhados pelos profissionais do Centro de Triagem Respiratória (CTR), Vigilância Epidemiológica e equipe de Saúde, e seguem em quarentena. Ainda de acordo com a Prefeitura, o bairro com maior índice da doença é Caxias, com 12 infectados e 1 óbito. O segundo bairro com mais infectados é Sítio Quissamã, que tem seis casos.
O número de casos confirmados de Covid-19 em São Francisco de Itabapoana subiu de 48 para 52, conforme boletim divulgado na manhã desta terça-feira. O município também registrou mais três casos suspeitos, totalizando 14, e mantém cinco óbitos em decorrência da doença.
A secretaria de Saúde de Cardoso Moreira informou que mais três pacientes testaram positivo para o coronavírus, totalizando 10 casos no município. Destes, cinco foram considerados recuperados. De acordo com o boletim epidemiológico, dos cinco pacientes que não se recuperaram, um permanece internado e quatro, em isolamento domiciliar. Cardoso Moreira registra, ainda, 33 casos descartados de Covid-19.
A secretaria de Saúde de Varre-Sai registrou o sexto caso positivo de coronavírus do município. O paciente realizou o teste rápido e, após o diagnóstico, foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Não foi divulgado o estado de saúde do homem. O município contabiliza, ainda, 20 casos suspeitos e 18 descartados.
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana confirmou mais dois casos positivos e mais dois suspeitos de coronavírus. Com os novos dados, divulgados na manhã desta terça-feira, o município contabiliza 55 confirmações da doença, sendo 38 pacientes recuperados, 15 suspeitas e duas mortes.
Os óbitos das regiões, até o momento, foram contabilizados nos seguintes municípios: Campos (27), Macaé (25), São Fidélis (7), São Francisco de Itabapoana (5), São João da Barra (4), Itaocara (3), Miracema (3), Itaperuna (3), Bom Jesus do Itabapoana (2), Carapebus (2), Italva (2), Santo Antônio de Pádua (1), Conceição de Macabu (1), São José de Ubá (1), Natividade (1) e Quissamã (1).
Em todo Norte e Noroeste Fluminense, foram confirmados casos em: Macaé (660), Campos (571), São Fidélis (174), Itaperuna (107), São João da Barra (77), Conceição de Macabu (72), Santo Antônio de Pádua (64), Bom Jesus do Itabapoana (55), São Francisco de Itabapoana (52), Itaocara (46), Quissamã (42), Italva (40), São José de Ubá (34), Laje do Muriaé (34), Carapebus (30), Porciúncula (25), Cambuci (23), Miracema (21), Aperibé (14), Natividade (13), Cardoso Moreira (10) e Varre-Sai (6).
Monitoram pacientes com quadro suspeito: Campos (1.791), Miracema (186), Santo Antônio de Pádua (83), Cambuci (74), São João da Barra (53), Laje do Muriaé (51), Itaperuna (42), Quissamã (27), Aperibé (25), Varre-Sai (20), Conceição de Macabu (16), Bom Jesus do Itabapoana (15), São Francisco de Itabapoana (14), São Fidélis (12), São José de Ubá (9), Natividade (6), Itaocara (3), Italva (2), Carapebus (2) e Porciúncula (1). Foram zerados os casos suspeitos de Cardoso Moreira.
*A Prefeitura de Macaé suspendeu a divulgação de informações sobre o número de pacientes com suspeita de Covid-19.
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS