Chegam ao Rio 135 respiradores que vão equipar UTIs dos hospitais de campanha
25/05/2020 16:49 - Atualizado em 25/05/2020 16:54
Aparelhos chegaram ao Galeão
Aparelhos chegaram ao Galeão / Divulgação - Governo RJ
Chegaram na manhã desta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, 135 aparelhos respiradores importados pela organização social Iabas de um fornecedor chinês para serem distribuídos pelos hospitais de campanha do estado do Rio. Os aparelhos vieram em um avião cargueiro fretado pelo Iabas exclusivamente para trazer os equipamentos da cidade de Shenzhen, na China, com escalas em Miami e Manaus. Os respiradores estão no terminal de cargas do Galeão, já liberados pela Receita Federal e aguardando autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem imediatamente levados aos hospitais.
De acordo com o Iabas, os 135 ventiladores vão ser distribuídos pelos hospitais de campanha de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Caxias, que serão os próximos a entrarem em operação. Cada um desses hospitais receberá 40 aparelhos, e os outros 15 restantes irão reforçar a UTI do hospital de campanha do Maracanã, já em funcionamento.
Ao todo, o Iabas comprou 500 respiradores da empresa Shenzhen Comen Medical. Um cargueiro com mais 50 respiradores deve sair de Shenzhen ainda esta semana e outros 50 aparelhos devem ser enviados na semana que vem. O calendário de entrega dos aparelhos comprados na China vai até junho. A organização social diz que já tem 91 aparelhos em operação, e que deve receber outros dez comprados no Espírito Santo. Somando aos 500 comprados na China, os hospitais do Rio vão contar com 601 aparelhos.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS