Vacinação contra gripe retomada na segunda com público-alvo específico
24/05/2020 09:33 - Atualizado em 24/05/2020 09:45
Vacinação contra gripe
Vacinação contra gripe / Divulgação - Supcom
A Prefeitura de Campos recomeça nesta segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desta vez, as gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até oito semanas), crianças de seis meses a menores de 6 anos, professores, pessoas com deficiência e pessoas com mais de 55 anos fazem parte do público-alvo. A vacinação acontece das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A campanha foi interrompida na última semana em função das medidas de lockdown decretadas pelo prefeito Rafael Diniz para conter o avanço da pandemia da Covid 19 no município. Apesar das medidas restritivas continuarem na próxima semana, houve uma flexibilização maior com relação aos serviços de saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, os pontos de vacinação ficam divididos da seguinte maneira:
> Shopping Plaza Guarus e Uenf  (Drive Thru) — Pessoas com deficiência e professores;
> Cidade da Criança — Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
> Colégio Salesiano (entrada pela capela) — Gestantes e puérperas (até oito semanas após o parto);
> UBS — Todo público-alvo, com agendamento por telefone.
Agendamento — Para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, IPS, Morro do Coco, Baleeira, Centro de Saúde de Guarus, Parque Prazeres, Lagamar, Conselheiro Josino, Eldorado, Ponta Grossa, Sentinela do Imbé, Saturnino Braga e Santo Eduardo, o agendamento deve ser feito por meio dos números da Vigilância Epidemiológica: (22) 981750366, 981793658 e 981751876, 98168-2340, 98119-2675 e 98175-1278, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.
— Estamos dividindo o público para evitar aglomeração e, claro, pedindo que se organizem de forma a respeitarem o distanciamento de dois metros — informou Roberta.
A coordenadora pediu, ainda, a colaboração dos pais e responsáveis para que não levem a criança no sistema de drive. “As crianças não ficam bem acomodadas nos carros e o profissional de saúde muitas vezes tem dificuldade de encontrar uma posição ideal para aplicar a vacina. Pedimos para que não levem as crianças nos drives para evitar riscos durante e após a aplicação da vacina”, pediu.
A meta de vacinação preconizada pelo ministério da Saúde é de 90% do público-alvo. Em Campos, os grupos de idosos e profissionais de saúde já atingiram a meta.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS