Grupo Sacro de Teatro Itinerante evangeliza com a arte
Matheus Berriel 19/12/2019 18:59 - Atualizado em 26/12/2019 14:10
ENTITY_quot_ENTITYAuto de NatalENTITY_quot_ENTITY será apresentado neste sábado (21) no Calçadão
ENTITY_quot_ENTITYAuto de NatalENTITY_quot_ENTITY será apresentado neste sábado (21) no Calçadão / Divulgação
A programação “Viva o Natal”, promovida pela Prefeitura de Campos, apresentará neste sábado (21), às 16h, “O Auto de Natal” no Palco Calçadão, situado no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. Realizado há 14 anos pelo Grupo Sacro de Teatro Itinerante, o espetáculo é dirigido e coordenado por Pedro Carneiro, tendo como objetivo evangelizar por meio da arte.
— Fui criado no Teatro Sacro, são 35 anos de trajetória. Há 14 anos, criamos esse grupo e começamos nosso trabalho de evangelização levando uma caixinha de som, de bicicleta, de forma simples. Somos um grupo itinerante e sempre fomos às igrejas, às localidades da cidade, nos apresentamos em diversos lugares — disse o diretor Pedro Carneiro. Entre os locais que já receberam o “Auto de Natal” estão o Boulevard Shopping, Arquivo Público Municipal, Alto do Imbé, Teatro Municipal Trianon, Teatro Firjan Sesi, Jardim do Liceu; as Igrejas São João Batista, São Francisco e do Saco; Paróquias São Benedito e Santa Terezinha; a Casa de Cultura de Conselheiro Josino e Praça do Santíssimo Salvador.
Com aproximadamente 40 minutos de duração, o espetáculo contará com músicas temáticas para fortificar o clima natalino. No elenco, Miryan Carneiro interpreta Maria; Walter Escovão vive José; e Genilce Machado se apresenta como Isabel. Glaucier Arly, Valdiney Mendes e Otaviano Martins como os Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar, respectivamente; Cida Melo, Jeovana Anacleto, Aldo Martins, Isabela Carneiro, Juliana Arly, Leandra Nicolau, Kissila, Beatriz e Simone fazem pastores.
A encenação se baseia na grande profecia bíblica anunciada há mais de duas décadas: “E tú, Belém, Terra de Judá, não serás a menor entre todas, pois de ti nascerá Aquele que salvará a humanidade de seus pecados”. A vinda do Menino Jesus é anunciada através do anjo Gabriel ao visitar Maria, aquela que fora escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Após a visita do anjo, Maria vai ao encontro da prima Isabel, esta à espera da chegada do precursor João Batista.
A proposta do grupo é trazer a mensagem cristã, junto à preocupação de como é possível ter a consciência que o mundo nos foi dado para amá-lo e preservá-lo. Usando textos bíblicos e licença poética, os integrantes do espetáculo contam para crianças, adolescentes e adultos a história da anunciação do tão esperado Salvador.
Além do “Auto de Natal”, outros eventos integram a programação do “Viva O Natal”, que será encerrada na segunda-feira por uma banda de fanfarra no Calçadão, também às 16h. Durante o mês, foram várias atrações, como a Cantata de Natal da Fundação Municipal da Infância e Juventude, teatro e coral da secretaria de Envelhecimento Saudável e Ativo, e a Banda de Fanfarra do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Professora Carmem Silva Carneiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS