Fé no Santíssimo Salvador representada nas flores
Matheus Berriel 05/08/2019 16:13 - Atualizado em 13/08/2019 14:15
Genilson Pessanha
Termina nesta terça-feira (06) a programação da 367ª Festa do Santíssimo Salvador, realizada pela Diocese de Campos. Após três noites de shows populares, o dia do Padroeiro, feriado municipal, é reservado exclusivamente à programação religiosa. Haverá três missas na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, com altar devidamente decorado por Salvador Marques Filho, de 73 anos, que mantém viva uma tradição de quase um século, dando continuidade ao trabalho de seu pai, Salvador Marques, de quem herdou, além da habilidade com as flores e da criatividade, a administração da Floricultura São Salvador. Também é feita por ele a decoração do andor com a imagem levada pelos fieis nas tradicionais procissões pelas ruas do Centro.
— Eu não era nem nascido (quando ele começou). Há 99 anos a floricultura ornamenta o andor e a igreja — contou Salvador Marques Filho, responsável pela ornamentação há 30 anos, desde a morte do pai, em julho de 1989. — Eu faço isso com muito orgulho, com muita satisfação, porque é uma tradição, e meu pai me pedia muito que eu desse continuidade a isso — completou.
Genilson Pessanha
De família inteira católica, Salvador Filho não cobra pela ornamentação. A da Catedral foi encerrada na segunda-feira (05), usando calábrias e astromélias de cores rosé e massala, respectivamente. O andor, aprontado nesta terça, terá astromélias e lírios brancos.
Às 7h, o padre Murialdo Gasparet celebrará missa em sufrágio dos bispos, sacerdotes, religiosos e benfeitores falecidos que encerraram suas atividades na Diocese de Campos. Às 10h, será a vez da missa presidida pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, dedicada ao bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães, ao clero, às autoridades civis, militares e vocações em gerais.
À tarde, a terceira missa do dia será realizada às 15h, tendo como celebrante o padre Helio Marcos da Silva Rosa. Em seguida sairá a procissão, às 16h. Durante a festiva acolhida da imagem do Santíssimo Salvador, prevista para as 18h, haverá uma mensagem e bênção de Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Dois eventos musicais encerrarão o Dia do Santíssimo Salvador. Às 19h, louvor com Nelinho no canteiro de barracas, seguido pelo show da Banda Pequeninos do Senhor, às 20h, no palco oficial da praça central.
Em artigo publicado na edição de domingo da Folha da Manhã e no site da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco falou sobre a convocação do Santíssimo Salvador para que cada indivíduo assuma um papel evangelizador e vivencie sua vocação missionária, de modo a viabilizar uma sociedade mais inclusiva.
— Nos preocupam muito a violência, especialmente contra a mulher, idosos e crianças; os ataques a templos religiosos; o aumento da população de rua desassistida; o alto desemprego e as dificuldades no campo da saúde com os índices expressivos da chikungunya. Certamente, são entraves que devem nos levar, antes que culpabilizar, a unirmo-nos no empenho de apresentar soluções e um debate prospectivo e consistente para as próximas eleições. Para tudo isto, ser uma família campista reconciliada, esperançosa e proativa, precisamos da força, graça, e da Palavra inspiradora do Santíssimo Salvador, que nos ensina a partilhar e acolher, multiplicando gestos e atitudes de responsabilidade social e sustentável, trazendo paz, justiça e amor para nossa querida planície campista. Deus seja louvado — escreveu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS