Escola francesa com espaço no Cineclube
Matheus Berriel 04/07/2019 17:43 - Atualizado em 10/07/2019 14:08
A escola francesa de cinema teve destaque na edição da última quarta-feira (03) do Cineclube Goitacá, em Campos. O professor e historiador Aristides Soffiati apresentou os filmes “A propósito de Nice” (1930), de Jean Vigo, e “Um dia no campo” (1936), de Jean Renoir, que pautaram o debate do público ao final da sessão dupla.
— A minha intenção aqui no Cineclube é apresentar o cinema na sua forma mais pedagógica possível. Então, escolhi os primeiros tempos da arte cinematográfica. Estou procurando ilustrar esses momentos seja por gênero de filme, como comédia, drama, terror, e hoje decidi enfocar a questão das escolas. Comecei com a francesa, que é a impressionista. Minha intenção é educativa. Os filmes, um de 1930 e o outro de 1936, ilustram muito bem esse momento do cinema francês, os dois autores são muito bons — disse Soffiati.
O apresentador da noite fez também uma análise sobre as semelhanças e as diferenças entre os títulos escolhidas.
— O que eles têm de semelhante é que valorizam muito a luz, valorizam a visão sobre os objetos de acordo com a iluminação que recebem. E eles também praticam muito alguns truques cinematográficos, numa época em que os recursos do cinema eram ainda muito precários. Agora, do ponto de vista das diferenças, o Vigo faz um documentário e coloca toda a sua sensibilidade, sua sensualidade, sobre uma cidade icônica da França, que é Nice. Ele mostra toda a beleza do balneário, mas não apenas pelo lado elegante. Ele mostra também o lado da pobreza, pessoas pobres varrendo e as chiques chegando à cidade, mostra morte... E o Jean Renoir, não. Ele pega uma história que está se passando e filma, mas não conclui, deixa inacabado. E ninguém se atreveu a concluir o filme por conta própria, porque ele deixou uma marca tão significativa... — afirmou.
As sessões do Cineclube Goitacá acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS