CCZ recebe doação de 1400 barras de repelente desenvolvido na Uenf
Camilla SIlva 12/06/2019 18:41 - Atualizado em 18/06/2019 13:39
Barrapel - Uenf
Barrapel - Uenf / Divulgação
Pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) realizaram a doação de 1400 unidades de Barrepel, um repelente para o mosquito Aedes aegypti, para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta quarta-feira (12). De acordo com a instituição, o produto, desenvolvido e produzido em Campos,  é mais barato e tem um maior tempo de duração que os repelentes convencionais.
— A Barrepel é muito mais econômica do que os repelentes que a gente encontra no mercado. Isso é muito importante, pois o alto custo dos repelentes vem desencorajando sua utilização mais ampla entre a população mais carente —, afirmou o professor Edmilson José Maria, responsável pela pesquisa.
A Barrepel é constituída por uma mistura de substâncias sintéticas e naturais. Segundo Edmilson, as substâncias sintéticas também estão presentes nos repelentes comerciais: DEET (N’,N’-dietil-m-toluamida) e Icaridina. A diferença é que a barra possui também óleos essenciais como citral, citronelal e eugenol. A Barrepel custa menos que os repelentes convencionais e dura o dobro do tempo, além de outras vantagens: baixa concentração de substâncias ativas, não ocorrência de efeitos colaterais e eficácia contra uma ampla gama de mosquitos, insetos e carrapatos.
A Prefeitura de Campos informou que "o Centro de Controle de Zoonoses de Campos recebeu nesta quarta-feira (12) o produto elaborado pela Uenf. A primeira remessa recebida em outubro do ano passado está sendo usada por agentes de combate a endemias. O produto encontra-se em fase de teste e durante esse período mostrou eficácia. O órgão vai elaborar um cronograma para distribuir as 1,4 mil unidades, entregues hoje ao CCZ, a grupos em áreas de maior concentração da doença".
No ano passado, a parceria com a Prefeitura possibilitou que ele fosse utilizado nas localidades de Beira do Taí, São Sebastião e Bela Vista, com bons resultados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS