Qualifica Jovem com mais de 1,6 mil beneficiados
17/01/2019 17:46 - Atualizado em 25/01/2019 19:14
Ao longo de 2018, o programa Qualifica Jovem, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), beneficiou cerca de 1,6 mil adolescentes e jovens com idade entre 14 e 29 anos. As atividades, que ofereceram 26 cursos distintos, aconteceram na sede da FMIJ e ainda em diversos polos descentralizados, criados para facilitar o acesso da população à qualificação, levando as oportunidades para mais perto do público alvo.
Supcom - Divulgação
A expectativa para este ano é aumentar o número de vagas oferecidas e, consequentemente, de jovens assistidos. Em breve, a FMIJ divulgará o calendário de inscrições para os cursos oferecidos na sede da Fundação (voltadas para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses) e para as atividades desenvolvidas nos polos (voltadas para jovens com idade entre 18 e 29 anos).
— Temos muitos exemplos de jovens que, antes mesmo de completarem o curso conosco, conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Isso nos indica que estamos no caminho certo, oferecendo qualificação e, consequentemente, oportunidades para aqueles que buscam seu espaço e reconhecimento — disse o gerente de Qualificação Profissional da FMIJ, Paulo Marcos Ramos Nogueira.
Alexandre Moreira é um dos exemplos citados por Paulo. Aos 27 anos, ciente da necessidade de se capacitar para conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, ele vem garantindo o aperfeiçoamento de prática em diversas áreas junto ao programa Qualifica Jovem. Ele já fez seis cursos livres na FMIJ.
— Sem preparo e qualificação é quase impossível conseguir colocação no mercado de trabalho. Por isso aproveito todas as oportunidades que surgem. Iniciei na Fundação fazendo curso de Recrutamento e Seleção, fui emendando em outros, e fiz o Inova Jovem, onde aprendi sobre empreendedorismo e hoje administro o meu próprio negócio — contou o jovem, que trabalha como personal barber. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS