SFI comemora 24 anos de emancipação
Matheus Berriel 17/01/2019 18:36 - Atualizado em 25/01/2019 19:07
SFI
SFI / Divulgação
O município de São Francisco do Itabapoana, segundo maior do estado do Rio de Janeiro em extensão territorial, completa nesta sexta-feira (18) 24 anos de emancipação. A elevação da antiga Vila de São João da Barra, chamada de São Francisco de Paula, se deu por meio da lei estadual 2.379/95. Para marcar a data, que é feriado municipal, a Prefeitura montou uma programação especial. As comemorações terão início às 9h, com Santa Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São Francisco de Paula. Às 10h, a prefeita Francimara Barbosa Lemos conduzirá uma solenidade na sede da Prefeitura. Haverá ainda atrações musicais em Santa Clara, Barra do Itabapoana e Sossego.
— Desde já parabenizo a todos os são franciscanos que a cada dia contribuem para construir a belíssima história de SFI, e convido a todos para participarem da programação oficial pelos 24 anos da nossa querida cidade — disse Francimara.
A partir das 20h, Santa Clara receberá a segunda etapa do Festival de Talentos, seguida por apresentação do DJ Balebinha. Em Barra do Itabapoana, dentro dos festejos do padroeiro São Sebastião, o cantor Vinicius Fragoso fará show às 22h, mesmo horário do show da Banda Amigos do Forró em Sossego.
Programação cultural em outros municípios — Em Campos, começa nesta sexta mais um fim de semana festivo na praia do Farol de São Thomé. As atrações do dia no “Alô Farol 2019”, evento fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sesc, serão DJ Beto Gusmão, às 20h; Serginho Pagodinho, às 21h; e Alex Maya, às 23h. O destaque do fim de semana fica por conta do show de Leandro Sapucahy, amanhã, às 22h, logo após a apresentação do DJ Givas Martins, marcada para as 20h. PC e Banda subirão ao palco à meia-noite. Também estão previstos: passeio turístico, exibição de filme, atração circense, exposições, oficinas e recreação. No sábado (19), a Banda Cântarus estará no Xexé, às 17h, e Jota Leoni em Lagoa de Cima, às 22h. Já no domingo (20), Sabrina Rocha fará show no Lagamar, às 12h.
Está aberta no Sesc Campos a exposição “Conexões entre o tudo e o nada”, com abordagem de conceitos tecnológicos a partir de um olhar artístico. A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, de 9h às 18h. Outra opção no Sesc é a Mostra Nueva Miranda, todos os sábados de janeiro, às 14h, com apresentação de 11 curta-metragens.
No Balneário de Atafona, em São João da Barra, haverá mais dois shows nacionais. O do pagodeiro Suel será no sábado, às 21h, e o da banda The Fevers, domingo, às 19h. Outras atrações também estão confirmadas para sábado (grupo Tudo Nosso.com, às 19h, e Os Mulekes, às 22h) e domingo (Brazilian Jazz Band, às 17h, no palco 2, e banda Delloreon, às 20h). Na praia do Açu, os shows de sábado serão da Banda Catukaí e de Alemão do Forró, às 21h e 23h, respectivamente. Já no domingo, de Pura Simpatia, às 18h, e Dibobeira, às 20h.
Ficará movimentada a praia de João Francisco, em Quissamã, com shows de Dudu Nobre, no domingo, às 23h, e Falamansa, domingo, às 19h. Também no domingo, às 14h, nas Casuarinas, haverá show de Os Morenos. No Visgueiro, no mesmo horário, o público vai curtir o sertanejo da dupla Juliano e Mariano. Já em Barra do Furado, também sábado, às 21h, show do grupo Chapas do Brasil. No domingo, às 14h, Juarez Só Aventura vai comandar a agitação na Barrinha.
Prossegue em Rio das Ostras a programação do Sesc Verão, nas areias da praia de Costazul. Os shows de fim de semana que encerram a programação diária passaram para as 19h. Nesta sexta-feira, o luau será com Pedro Friedrich. No sábado, com a Banda Cuca Livre, e domingo, com a Banda As Fulanas. Atividades recreativas, espetáculos de teatro e circo, contação de história, intervenções poéticas e exposições completam a programação cultural.
O projeto “Um dia no Museu retornará no domingo, a partir das 13h. Trata-se de visitação guiada por atores locais com intervenções teatrais na Casa de Cultura Bento Costa Junior e Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba. Os horários são 14h, 15h, 16h e 17h.
Na Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, está funcionando a Feira do Livro, todos os dias, de 8h às 20h, com exposição e venda de livros a preços populares. O evento é acompanhado de uma série de intervenções artísticas e culturais, com performance teatral, música e sarau.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS