Oposição vence em Itaperuna
Aldir Sales 20/12/2018 22:25 - Atualizado em 25/12/2018 13:04
O prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius (PR), teve uma derrota importante na Câmara Municipal. A bancada governista foi derrotada na eleição para a mesa diretora e o vereador de oposição Sinei dos Santos Menezes, o Sinei Torresmo (Pode), foi eleito presidente do Legislativo itaperunense para o próximo biênio. A votação foi apertada, com sete votos contra seis de Paulo César Contador (MDB), que era apoiado pelo prefeito e pela atual presidente, Amanda da Aidê (PDT). A informação foi publicada pelo jornalista Nino Bellieny em seu blog hospedado no Folha1.
O voto decisivo foi de Jayme Ferreira (PP), que até então formava o grupo de governo. No entanto, segundo o presidente eleito, Ferreira se sentiu desprestigiado com a bancada de situação. “O candidato do prefeito achou que não precisava do voto do Jayme. Ele achava que teria dois votos na oposição, o que não aconteceu, então, nem procuraram o Jayme, que se sentiu desvalorizado”, disse Torresmo, que terá Jayme Ferreira como seu vice.
Alvo de diversas investigações do Ministério Público, o prefeito Marcus Vinícius também teve quatro Comissões Parlamentares de Investigação (CPIs) contra seu governo arquivadas durante a atual legislatura. Segundo Sinei, ele pretende desarquivar as CPIs e deixar a decisão para os vereadores. “Meu primeiro objetivo é dar a maior transparência possível à Câmara. Se o governo enviar bons projetos, serão aprovados, mas se não for, será devolvido para serem aprimorados. Foram quatro CPIs arquivadas contra o governo. Não posso emitir opinião, vou desarquivar as CPIs, mas a decisão final vai ser dos vereadores”, disse o novo presidente.
Em um dos casos mais polêmicos, o prefeito enviou para a Câmara uma proposta de reforma administrativa que foi contestada pela oposição. Os vereadores disseram que o projeto sancionado por Dr. Marcus Vinícius foi diferente do apresentado ao Legislativo e tentaram abrir uma CPI, que foi barrada pela presidente da Casa. No entanto, mesmo com o arquivamento, o Ministério Público abriu uma ação para investigar o caso.
Além de Sinei e Jayme, também irão compor a mesa diretora no próximo biênio os vereadores Emanuel Silva (PP), o Nel – primeiro secretário; e José Francisco Moreira (PTB) – segundo secretário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS