Dodge denuncia Pezão e mais 14
20/12/2018 10:13 - Atualizado em 25/12/2018 13:02
Reprodução de TV
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou, nessa quarta-feira (19), o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), e outras 14 pessoas. Eles são acusados dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Dodge também pediu que eles sejam obrigados a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 39,1 milhões.
Na tarde dessa quarta, o advogado de defesa de Pezão, Flávio Mirza, disse à imprensa que ainda não tinha conhecimento da denúncia da PGR, e que, por isso, não poderia se posicionar.
A denúncia será encaminhada ao relator do caso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer. O governador e parte dos denunciados estão presos desde o último dia 29 de novembro, quando foi deflagrada a Operação Boca de Lobo.
Na denúncia, Raquel Dodge aponta que as práticas ilegais tiveram início em 2007, quando Sérgio Cabral assumiu o Governo do Estado. De acordo com as investigações, para firmar contratos com o Estado, as empresas deveriam repassar ao esquema criminoso 5% dos valores pactuados.
Ainda de acordo com a procuradora-geral, Pezão teria se beneficiado de parte desses recursos. Ele teria criado e mantido um esquema próprio de recebimento de propina, sucedendo Cabral na liderança da organização criminosa.
O pagamento de vantagens indevidas, segundo a denúncia, se repetiu na maioria das obras de construção civil executadas pelo Estado na última década. Foram desviados recursos federais e estaduais.
Pezão foi preso no dia 29 de novembro pela Polícia Federal (PF) em uma nova fase da Operação Lava Jato, no Rio. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS