Câmara reprova contas de Pedrinho Cherene
Arnaldo Neto 27/12/2018 21:04 - Atualizado em 04/01/2019 16:58
Pedrinho Cherene
Pedrinho Cherene / Divulgação
A Câmara de São Francisco de Itabapoana julgou nesta quinta-feira (27), em sessão extraordinária, a prestação de contas referente ao ano de 2016 do ex-prefeito Pedrinho Cherene (MDB). Por 10 votos a dois (um parlamentar não compareceu), os vereadores seguiram a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reprovaram as contas do político. Desta forma, Cherene, que já contesta juridicamente o parecer do TCE, fica inelegível por oito anos. O ex-prefeito, cotado como possível candidato ao mesmo cargo no pleito de 2020, diz que vai à Justiça tentar anular a decisão dos vereadores, alegando cerceamento de defesa.
O julgamento das contas chegou a ser convocado para o dia 13 de dezembro, dia em que também seria eleito o novo presidente da Câmara. Porém, pela manhã, a eleição da mesa foi suspensa — sendo realizada na semana seguinte, elegendo Maxsuel Cerqueira Azevedo, conhecido como “Cocoia” (Patri), para o próximo biênio. Cocoia foi o relator das contas de Pedrinho e, no dia em que foi eleito presidente, afirmou que as contas seriam votadas ainda este ano, sob a presidência de José Pinto Filo, o Pintinho (Pros). Ainda no dia 13, à tarde, não houve quórum para votar as contas do ex-prefeito.
Advogado de Pedrinho Cherene, Silvestre Teixeira de Almeida esteve na Câmara, mas foi embora antes de fazer a sustentação oral:
— Aguardamos por uma hora e ninguém apareceu no plenário. Então, protocolizei um pedido de certidão, no protocolo da Câmara, comunicando que eu estava ali há uma hora e ninguém apareceu para dar início à sessão. E pedi, então, que fosse convocada em outra data. Para minha surpresa, a Câmara fez a votação. Mais uma violação ao direito da defesa. Com certeza vamos recorrer à Justiça para anular a sessão, assim como já estamos demandando contra o Tribunal de Contas.
Na Câmara, a atual prefeita, Francimara Barbosa Lemos (PSB), conta com apoio da maioria dos vereadores. A bancada governista conta com 11 dos 13 parlamentares. (A.N.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS