Estação mais quente do ano começa nesta sexta-feira
Victor Azevedo 20/12/2018 21:09 - Atualizado em 25/12/2018 12:42
Começa nesta sexta-feira, oficialmente, a partir das 20h22, o verão no território brasileiro. A estação mais quente do ano vai até o dia 20 de março de 2019 e a expectativa para os próximos três meses é de temperaturas altas e também chuvas, ocasionadas pelo fenômeno oceano-atmosférico El Niño. Desde o início de dezembro, a maior parte da população do país já sofre com os efeitos do calor.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as primeiras indicações que o El Niño iria surgir neste verão começaram em novembro, quando houve uma expansão de águas com temperaturas mais altas em toda faixa equatorial do Pacífico. Apesar da confirmação do fenômeno pelos institutos meteorológicos, é provável que ele seja de intensidade baixa ou moderada.
A previsão climática aponta ainda que a chuva de janeiro será próxima da normalidade para o mês. E o maior impacto do El Niño no verão será em fevereiro, quando está previsto o aumento do calor e redução da chuva. Já em março, a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño.
Segundo o meteorologista José Carlos Mendonça, os dados do Inmet informam que, no Rio de Janeiro, as chuvas devem ficar pouco abaixo da normalidade, mas tempestades não estão descartadas.
— No Rio de Janeiro as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo do normal. Mas vale destacar que a ocorrência de tempestades com chuvas e ventos fortes são normais no verão na região Sudeste e não podem ser descartadas. De modo geral, o modelo climático do INMET indica que as temperaturas devem variar de normal para acima do normal durante o verão na região Sudeste — disse.
Apesar do verão começar apenas nesta sexta, desde o início de dezembro, a população já sente os efeitos do forte calor, que é ocasionado por uma combinação de fatores atmosféricos, entre eles, a mudança na circulação dos ventos que fez com que o ar frio de origem polar das frentes frias fosse desviado para o oceano e alta pressão atmosférica, o que dificultou a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade. Em Campos, por exemplo, a temperatura chegou aos 40º nos últimos dias.
Para a estudante de engenharia Luísa Gonçalves, 23 anos, o calor das últimas semanas foi uma preparação para o que está por vir.
“Acho que esse calor que tem feito já serviu como teste para o verão. Está insuportável andar na rua com esse clima. Tenho até medo do que está por vir”, comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS