Thiers Cardoso reabre e recebe estudantes para finalizar ano letivo
Catarine Barreto 10/12/2018 13:48 - Atualizado em 11/12/2018 14:47
Antônio Leudo
Conforme anunciado pela secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso foi reaberto na manhã desta segunda-feira (10). As aulas, nos dois turnos, foram normalizadas. Segundo a diretora da unidade, Verônica Sezário, os alunos foram recepcionados, pelos professores, com músicas, em uma acolhida pedagógica. O encerramento do ano letivo está previsto para o próximo dia 19.
— Foi uma forma diferente de recebê-los e agradecer a todos que, de alguma forma, ajudaram nessa nova etapa que o colégio está passando. Estamos muito felizes com o resultado final das obras e mais ainda em ver que nosso calendário escolar não foi alterado e demos conta — comentou a diretora.
De acordo com Verônica, profissionais e estudantes tiveram que se adaptar à nova rotina após a interdição do colégio, que aconteceu no dia 9 de março deste ano, por conta da falta de estrutura do local (entre outros problemas, portas e janelas com cupins), rede elétrica comprometida e telhados com risco de desabamento.
— Atendemos alunos do Jóquei, Martins Lage, Goitacazes e tivemos que realocar nossos alunos para o Ciep 057 – Doutor Nilo Peçanha. Nós entendemos que foi necessária essa mudança para a garantia de segurança de todos. Acabamos perdendo algumas matrículas por conta da distância que muitos tiveram que enfrentar. Entendemos que foi um período de ajustes, mas fizemos de tudo para não prejudicar nossos alunos — explicou.
Antônio Leudo
A mudança na escola foi notória, e a diretora frisou a importância dessa reforma para a vida acadêmica dos estudantes: “A mudança foi gigantesca. Todos nós — comunidade, pais e alunos —, ao chegarmos aqui, já sentimos a diferença. Hoje, temos uma escola com uma estrutura elétrica reformulada, com o telhado totalmente recuperado, com nosso sistema de internet em total funcionamento, portas e janelas novas. Enfim, o que pregamos aos nossos alunos é que haja a preservação da unidade, porque esse patrimônio é de todos. Inclusive, recebemos matrículas novas e já passamos essa ideia”, informou.
A execução das obras ficou sob a responsabilidade da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop). A unidade escolar passou por reforma geral, incluindo pintura interna e externa; substituição de telhado e estrutura de madeira; troca de janelas e portas; substituição do piso das salas de aula e de ambientes administrativos; reforma da cozinha, do refeitório, da despensa e dos banheiros, com instalação de novas louças e revestimentos de piso e parede; implantação de acessibilidade com instalação de plataforma externa; reforma das instalações elétricas, entre outras melhorias. Além das intervenções, a escola recebeu equipamentos novos para a cozinha, que serão utilizados no preparo da merenda dos alunos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS