Homem morre soterrado em deslizamento durante chuva em Itaperuna
Victor de Azevedo 03/12/2018 13:54 - Atualizado em 05/12/2018 13:46
Reprodução - blog Nino Bellieny
Chuvas fortes atingiram municípios da região Noroeste Fluminense entre a noite de domingo (2) e a madrugada dessa segunda-feira (3). Em Itaperuna, como informou o blog Nino Bellieny, hospedado na Folha 1, um homem morreu soterrado e outras três pessoas ficaram feridas em um deslizamento de terra no distrito de Comendador Venâncio. Já no distrito de Raposo, várias ruas ficaram alagadas. Houve deslizamento de terra também em Itaocara, mas não houve registro de feridos. A Defesa Civil estadual alerta que chuvas em menor intensidade estão previstas para os próximos dias nas áreas atingidas. Já a Prefeitura de Itaperuna trabalhou durante todo o dia na retirada de entulhos e limpeza dos bairros atingidos.
Segundo a Defesa Civil estadual, em Comendador Venâncio, um deslizamento de terra atingiu uma residência onde havia quatro pessoas. Homens do Corpo de Bombeiros, máquinas e caminhões foram direcionados ao local para auxiliar no resgate. O corpo de David Carvalho Onofre, 28 anos, foi encontrado às 5h30. Outras três pessoas foram resgatadas com vida e atendidas no local.
O distrito de Raposo também foi prejudicado com as fortes chuvas que caíram. A água invadiu casas e lojas, além de ter deixado várias ruas alagadas.
De acordo com coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Joelson Oliveira, chuvas em menor intensidade são esperadas para os próximos dias. “A preocupação é que o solo está úmido, por isso, estamos em alerta. No domingo, a expectativa era que chovesse 41 mm ao longo do dia, mas acabou chovendo mais de 90 mm em pouco espaço de tempo, ocasionando esses problemas”, ressaltou.
Durante todo o dia, a Prefeitura de Itaperuna, por meio das secretarias de Assistência Social, Defesa Civil, Agricultura e Obras, realizou a retirada de entulhos e limpeza dos bairros mais atingidos pelo temporal. O prefeito Dr. Marcus Vinícius acompanhou o trabalho das secretarias, além de ir ao local para prestar apoio às famílias das vítimas.
Itaocara — A Defesa Civil estadual também registrou um deslizamento de terra na localidade de Morro Alto, na zona rural de Itaocara, mas não houve registro de feridos.
Plano de enfrentamento de chuvas em 92 municípios
A Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro lança nesta quarta-feira (5) o Plano de Emergência do Estado e o Plano Verão 2019. Na ocasião, os 92 municípios vão conhecer o planejamento do órgão para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo do próximo ano. Também neste dia, serão inauguradas as novas instalações do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil, na capital. Em 11 de dezembro, a Defesa Civil estadual participa de um seminário sobre resposta à emergência de derramamento de óleo na Baía de Guanabara. Para fechar o calendário comemorativo, o 15º aniversário da Escola de Defesa Civil será celebrado no dia 19.
Na última semana, Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros realizaram simulados de desocupação em 90 escolas públicas do território fluminense. Mais de 25 mil alunos, professores e funcionários foram mobilizados pelo exercício em 35 municípios. A ação contou com aproximadamente 300 bombeiros militares, agentes estaduais e municipais de Defesa Civil, 60 agências e 33 quartéis do CBMERJ, entre eles, o de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS