Vitrines com o branco tradicional
Jane Ribeiro 29/12/2018 16:08 - Atualizado em 03/01/2019 16:37
Antônio Leudo
Após o comércio lucrar com as vendas de Natal — que foi o melhor dos últimos três anos, segundo balanço da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) —, as vitrines ficam forradas de roupas para o Réveillon. Mesmo com muitas famílias seguindo para as praias ou viajando para outras cidades para passar a virada do ano, a melhora na confiança do consumidor e na economia faz com que os lojistas aguardem, até esta segunda-feira (30), vendas 10% maiores em relação ao mesmo período de 2017.
— Do movimento que temos em loja, de cada 20 clientes, entre 12 e 14 acabam comprando uma peça, como blusinhas brancas e shorts. Além disso, como sempre, muita gente acaba deixando para última hora. Espera para ver o que ganha no Natal para comprar o que falta depois — conta Luciano Souza, gerente de uma loja de confecção.
Os lojistas relatam ainda que muitas pessoas estão atrás de roupas para comemorar o novo ano, mas algumas estão optando por peças coloridas.
— As roupas brancas são vilãs de algumas mulheres, que acreditam que aumentam a silhueta. Então, detalhes coloridos, em prata ou dourado, também fazem a moda para o Ano Novo. E para iniciar o ano com otimismo, peças com mensagens de paz, amor e felicidade estampadas estão fazendo sucesso — disse a vendedora Ana Paula Carvalho.
A cor da paz está nas camisetas, bonés, vestidos, shortinhos e vestidos. Sandra Almeida diz que esperou passar o Natal e saiu para procurar a roupa para o Réveillon. Ela informou que foi preciso pesquisar bastante, mas conseguiu comprar o que queria.
— Tem que ser branca para dar sorte. Para mim, nada de dourado, prata ou neon. Tem que ser branco mesmo. Tive um pouco de dificuldades para encontrar o que eu queria, mas achei um vestido simples, mas lindo — comentou.
Já a aposentada Patrícia Santos prefere as cores mais vivas e brilhosas. Ela informou que não teve dificuldades para encontrar a roupa desejada.
— Para a passagem de ano, eu gosto de roupas com brilho com lantejoulas, paetês ou franjas. Para a virada acho que tem que ser algo que coloque o nosso astral nas alturas. Sandália tem que ser rasteira para que eu possa aproveitar ao máximo — disse ela. 
Consumidor tem optado por outras cores
Apesar de o branco ainda ter lugar em várias vitrines, as cores fortes ganharam espaço este ano. Entre as mais procuradas, estão o amarelo e o dourado, afirma a vendedora Ana Paula. “Acho que a mudança no costume está acontecendo porque as pessoas têm interesse em vestir uma cor que tenha um significado ou simbolize algo que elas desejam para o próximo ano”, diz a vendedora.
A professora, Lúcia Martins, garante não ser supersticiosa, mas na hora da escolha da roupa para passar a virada do ano, as cores fortes são as preferidas. “Gosto de roupas mais coloridas que levantam o astral e trazem boas energias. Mas não abro mão da lingerie da cor vermelha que dizem que atraí a paixão, o amor. Estou precisando”, disse ela animada.
Entre as peças mais procuradas, estão vestidos e bermudas para as mulheres e camisetas para os homens. Tantas cores garantem um ano novo mais colorido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS