Canal limpo beneficia agricultura e pesca
- Atualizado em 27/12/2018 19:21
Supcom - Divulgação
Está prevista para terminar nos próximos dias a intervenção realizada pela superintendência de Agricultura e Pecuária no trecho final do canal do Vigário, usado para adução de água do Rio Paraíba do Sul até a Lagoa do Campelo, a mais de 20 quilômetros do ponto inicial. Além dos cerca de 100 pescadores da localidade de Mundéus, em Travessão, a dragagem também beneficia com irrigação milhares de famílias de pequenos agricultores dos assentamentos Zumbi I, II e III, cujas terras são cortadas pelo Canal do Vigário.
— Em uma intervenção no início do canal, há algumas semanas, retiramos do canal uma coluna de concreto de uma velha ponte ferroviária que estava atravessada e atrapalhando o escoamento da água. Se antes a água só passava quando o rio atingia quase 6 metros, agora flui com o rio a 5,20m, mas no trecho perto da lagoa há muita vegetação aquática da espécie Taboa, por isso estamos fazendo a limpeza — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Pescadores que por quase dois anos, em 2014 e 2015, viram a lagoa do Campelo secar e, assim, desaparecer a única fonte de sustento, respiram aliviados. “Nos últimos dias ela atingiu cerca de 3 metros e está com bastante peixe. É bom ver a lagoa assim novamente”, comemora o pescador Leonardo Mathias, de 43 anos. “É dela que tiramos o sustento. Em 2016 nos mobilizamos pela dragagem que devolveu água à lagoa, mas só agora começamos a ficar mais tranquilos”, completa Antônio Pereira, 71 anos, com quase 50 de profissão. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS