Estado avalia antecipar salário dos servidores da educação
21/12/2018 21:49 - Atualizado em 26/12/2018 14:25
Os 80 mil servidores ativos vinculados a Secretaria estadual de Educação podem ter o salário de dezembro antecipado. A possibilidade de antecipar está sendo avaliada pelo secretário Wagner Victer. Uma avaliação será feita para, se possível, anunciar a antecipação no início da próxima semana.
— Vamos conversar com o governador (Francisco) Dornelles e com a Fazenda para saber se será possível. Ainda é uma possibilidade, mas a Educação já tem os recursos necessários para a folha de dezembro dos seus servidores ativos. Isso foi possível graças à gestão do Fundeb durante o ano — exaltou Victer, que agradeceu o respaldo dado por Dornelles para viabilizar a antecipação.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) citado por Victer tem sido usado pelo gverno do estado para, entre diversos fins, bancar os salários dos servidores ativos. A ideia de Victer é viabilizar a antecipação até 28 de dezembro, último dia útil do ano. Pelo calendário, a quitação será feita em 15 de janeiro, 10º dia útil do mês seguinte ao trabalhado.
Apesar do bom andamento das contas para a Educação estadual, a proposta será analisada pelo governo por beneficiar apenas uma categoria. Entre os integrantes da Fazenda e da Casa Civil, é consenso que não há receita suficiente para antecipar o pagamento a todos os 450 mil ativos, aposentados e pensionistas. Ficará a critério de Dornelles liberar a antecipação para a Educação ou manter o planejamento de pagamento na mesma data a todos os funcionários públicos do Estado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS