Seminário de Desenvolvimento
01/12/2018 16:41 - Atualizado em 05/12/2018 14:22
O ImCon, Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado, Construção Civil e Mercado Imobiliário, vai trazer a Campos no dia 5 de dezembro um time de peso de palestrantes para falar sobre retomada da economia, agenda pública regional, mercado imobiliário e construção, e inovação e tecnologia. Seminário acontece no Soho Residente, com palestras pela manhã, tarde e à noite, organizado pelo Fatore, com apoio da Folha da Manhã, Inter TV, Sebrae-RJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.imconrio.com.br.
O evento será aberto pelo prefeito de Campos, Rafael Diniz, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e conta com a participação dos prefeitos que integram o consórcio.
Rafael Diniz vai conduzir o Painel “Atuação integrada dos municípios da região”. Ainda pela manhã, o ImCon traz as palestras “Sustentabilidade para as Cidades”, com o engenheiro ambiental Cleber Ferreira, e “Infraestrutura Urbana e Saneamento”, com a empresa Águas do Paraíba, do Grupo Águas do Brasil.
O núcleo de palestrantes da FGV vai se alternar na condução dos painéis, pela manhã e tarde, de “Planejamento Regional e Politicas Publicas Inovadoras para as Cidades” e de “Expectativas de Retomada Econômica para Brasil e Estado do Rio de Janeiro”.
A Fundação Getúlio Vargas trará a Campos para o ImCon Fernando Naves Blumenscheinm, coordenador de projetos da FGV Projetos. E também o economista Ricardo Luis Wyllie de Araújo.
Da Fundação participam ainda o economista gaúcho Henrique Paim, diretor do Centro de Gestão Municipal e Políticas Educacionais da FGV; e o economista Nelson Naibert, membro do Comitê de Assuntos Tributários da Firjan e consultor do Centro de Gestão Municipal e Educacional da FGV.
À tarde acontece a palestra “Diagnóstico Regional de Cenários e Oportunidades”, com o economista Ranulfo Vidigal e o lançamento pelo grupo JM do Guarus Plaza Shopping.
A palestra show à noite no ImCon, realizada pelo Sebrae, vai ser de Tony Ventura, publicitário, mestre em Negócios Sustentáveis pela MUM (EUA), especialista em novas tecnologias e palestrante internacional, que falará sobre indústria 4.0 e ferramentas para empreendedores.
Campos em busca de expansão econômica
A retomada da economia, a partir de 2019, é a proposta que já vem sendo discutida por Rafael Diniz com os prefeitos da região que integram o Consórcio Intermunicipal. “O evento da quinta-feira só vem somar aos esforços de debate da atuação regional pelo crescimento econômico integrado, falando de uma área importante, a da construção civil, que vai ser impactada pelo Porto do Açu. O desafio é unir todos os atores, públicos, privados, a academia, para criar um adensamento de ideias para a retomada do setor”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento não só de Campos, mas para toda a região que integra o consórcio. “O nosso empenho é o de promover as conexões para que o crescimento econômico se dê integrando todos os setores”, disse Quintanilha.
 
 
 
 
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS