O centenário de Edgard Coelho dos Santos
*Hélio Coelho - Atualizado em 21/12/2018 14:55
Preliminarmente, quero agradecer ao Presidente Herbson Freitas por designar-me responsável por este nobre espaço da Folha da Manhã neste mês de dezembro, tão logo soube da minha intenção de homenagear a memória de meu pai (os dois foram grandes amigos e companheiros de muitas lutas).
Também desejo esclarecer aos leitores que este artigo é apenas um esboço do livro que estou escrevendo sobre sua vida e sua obra, não apenas por amor filial mas sobretudo por dever do ofício de historiador que resgata, a partir de sua trajetória, todo um contexto político e social de Campos na segunda metade do século XX.
*
Este mês é um mês muito especial para mim, para a família, para a legião de amigos/as que cultivou, enfim, para Campos dos Goytacazes! É o mês do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE EDGARD COELHO DOS SANTOS.
Meu Pai viveu intensamente seus 84 anos de vida entre nós. Por sua vida e sua obra escreveu seu nome no bronze da História.
EDGARD COELHO DOS SANTOS nasceu em Campos dos Goytacazes em 2 de dezembro de 1918, filho do Farmacêutico- “Médico da Baixada”(Formado pela Faculdade Nacional de Farmácia-UFRJ) ANTONIO COELHO DOS SANTOS e CONCEIÇÃO MARIA DIAS DOS SANTOS - nossa Vovó Concessa - sendo o mais velho da irmandade: ele, TIA CÉLIA, TIA MARÍLIA E TIO EDSON), e neto do DR. JOSÉ COELHO DOS SANTOS, renomado médico descendente de escravos alforriados no Sul do Espírito Santo/São Pedro do Itabapoana e que aqui se instalou de 1906 a 1923.. Estudou no Liceu de Humanidades de Campos e depois fez o Curso de Farmácia( montou farmácia em SÃO MARTINHO na Baixada Campista onde moramos cerca de 10 anos). Casou-se com EURICE MARIA DE FREITAS COELHO DOS SANTOS (com quem teve 8 filhos/as: Francisco de Assis, José Maria, Vilma, Luiz Carlos, eu, Vera, Vânia e Edgard Filho) tornando-se viúvo em 1965. Nesse ínterim, viria a somar-se à irmandade Valéria. Casou-se em segundas núpcias com JUREMA LEAL DOS SANTOS, sua grande companheira até os últimos dias, de cujo casamento nasceu nosso irmão Luciano.
Desde jovem, estudando, trabalhando e se envolvendo na Política e nas atividades culturais e intelectuais. Em 1935 militou na Aliança Nacional Libertadora com PRESTES, levado por Vovô Antonio. Em 1945 figurou entre os fundadores do PTB com GETÚLIO VARGAS e teve intensa participação na Campanha pela Constituinte no Rio de Janeiro. Trabalhista sincero e apaixonado, foi eleito o Vereador mais votado de Campos pelo PTB em 1950 e 1958, e pela terceira vez(o mais votado do Partido) em 1958,tendo criado vasta rede de escolas subvencionadas na Baixada Campista naqueles tempos de tanta dificuldade para estudar no interior( dizia sempre “A Baixada é a Menina dos meus olhos”). Destacou-se no exercícios de seus mandatos por sua integridade, fidelidade ao nacionalismo econômico, às políticas sociais do antigo PTB, sendo reconhecidamente um dos maiores e mais inflamados oradores da história política de Campos na segunda metade do século XX. Até hoje repercutem seus discursos corajosos em defesa da Legalidade em 1961 com Brizola, e na Praça São Salvador defendendo o governo JOÃO GOULART diante do acovardamento de muitos – e coragem de poucos -no momento em que a ditadura militar estava sendo implantada em 1964. Inclusive isso lhe custaria o desconforto de responder Inquérito Político- Militar na Remonta(56 BI) sede da repressão naqueles dias sombrios...
Quando era Governador do Estado do Rio de Janeiro BADGER SILVEIRA (anos 60 antes do Golpe de 64 ) foi Chefe de Gabinete do SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE DR. EDGARDO NUNES MACHADO., de saudosa memória. Quando este afastou-se por motivo de doença, por Ato do Governador ocupou a titularidade da pasta e muito contribuiu para a realização de um conjuntos de obras públicas num plano especial para Campos, orçado à época em 1 bilhão e 74 milhões de cruzeiros, promovendo entre outras obras: asfaltamento ligando Ponto da Cruz a Tócos, trecho Santo Amaro-Farol e 23 ruas da cidade..
Dotado de grande inquietação intelectual, leitor voraz dos clássicos da literatura brasileira e universal (fomos criados numa casa com muitos livros e discos, amém!), foi grande amigo de JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO e inclusive repartiu com ele sessões de crítica literária em jornais cariocas. Apaixonado pelo Jornalismo, manteve-se em Campos dos Goytacazes, por vários anos, como Diretor das FOLHA DO POVO DE CAMPOS e do JORNAL DE CAMPOS, espaços privilegiados de jornal mensal dedicado à história, à cultura e à literatura de nossa terra por vários anos. O mesmo fez com um Programa diáriona RÁDIO EDUCADORA GOITACÁ, o PANORAMA GERAL, de grande audiência durante anos. Ao longo da vida recebeu várias honrarias e Comendas por sua luta em favor das boas causas políticas, culturais e sociais.
Teve participação direta na minha eleição para Vereador em 1972 e reeleição em 1976, contribuindo também para as 3 eleições de meu Tio seu irmão DR. EDSON COELHO DOS SANTOS que também muito me ajudou nas duas referidas eleições. Com a morte de Tio Edson em 1996, passaria a ocupar outra vez ação política direta, agora na esfera político-administrativa, sendo convidado para Secretário-Chefe de Gabinete dos Prefeitos ANTHONY GAROTINHO E DR. ARNALDO VIANNA. Gostava de dizer a frase: A Luta é o Tempero da Vida! Nossa, e como lutou! Também dedicou-se numa época de sua vida às atividades de comércio (representação de produtos farmacêuticos) e Corretor de Imóveis e de Seguros (família grande, atividade política num tempo de poucos recursos financeiros e muita honradez pessoal). Vivenciandouma prática virtuosa na Fé, Esperança e Caridade, tornou-se Espírita Kardecista frequentando a Escola Jesus Cristo por muitos anos, sendo estudioso sincero das obras de Kardec à luz dos Evangelhos. Parou de trabalhar 15 dias antes de falecer... conhecia seu corpo como bom Farmacêutico (estava administrando enfermidade há alguns anos... mas nem parecia!). Aos 83 anos, morando numa casa alugada na Rua Gonçalves Dias e sem deixar bens materiais,partiu na direção de todas as respostas. Fechouos olhos aqui na sua amada Planície Goitacá em casa, dormindo suavemente... O calendário marcava o dia 27 de julho de 2002. O município decretou luto oficial por três dias e seu corpo foi velado no foyer do Trianon com grande visitação e momentos de grande emoção. Seu corpo foi plantado no solo de sua Terra no Cemitério do Caju com um grande acompanhamento de pessoas da cidade e da Baixada Campista
Deixou-nosum belo e fecundo legado de Sabedoria, Dignidade, Honradez, Altruísmo, Inteligência, Desprendimento e Amor a Campos e ao Povo Trabalhador Brasileiro!
Com orgulho eu e meus irmãos e irmãs proclamamos a uma só voz: É UMA HONRA SER FILHO/A DE EDGARD COELHO DOS SANTOS! E assim também o proclamam todos e todas da Família Coelho dos Santos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS