Tradição marca festa da Imaculada Conceição
07/12/2018 18:04 - Atualizado em 10/12/2018 15:25
Divulgação
Neste sábado (8), em Barcelos, distrito de São João da Barra, é celebrado o Dogma da Imaculada Conceição. A festa religiosa começa com alvorada, às 6h, e missa com batizados, às 10h. Na parte da tarde será realizada procissão, missa e coroação e, fechando a noite, show religioso na Praça da Imaculada. O marco histórico construído pelo tabelião João Brito foi reformado e resgata um pouco das histórias de fé dos pioneiros na construção da igreja e implantação da devoção à Nossa Senhora da Conceição.
— Para a comunidade de Barcelos, a Festa de Nossa Senhora da Conceição é o momento glorioso do ano. Festejar com toda a Igreja católica no mundo a solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima sob o título de Nossa Senhora da Conceição, devido ao fato da sua Imaculada Concepção. Eu já havia participado dessa festa como visitante e devoto, em 2018, e tenho a honra de participar como administrador da Quase Paróquia de Barcelos, mas meu coração é o mesmo de devoto filho de Nossa Senhora da Conceição e meu espírito se une estreitamente à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica para viver esse momento em profunda comunhão com o nosso Santo Padre, o Papa Francisco e o nosso bispo diocesano, Dom Roberto Francisco. A eles dedicamos todas as orações, celebrações e festejos de 2018 durante o novenário e e as festividades — disse Pe. Alfredo Rosa Borges.
Existem muitas histórias de famílias que recordam o legado de fé em Barcelos. E na festa, as famílias se reúnem para momentos de convivência. Nilcineia Caetano recorda um pouco de suas histórias de devoção à Imaculada. Já Carlos Augusto de Souza Barreto fala sobre a participação de sua família na igreja e nos atos de festejar a padroeira do distrito.
Casado com Vilma dos Santos, Carlos Augusto de Souza Barreto conta um pouco da devoção que teve como inspiradora a própria mãe, Joana de Souza Barreto. Hoje ao lado do filho, o designer e coordenador da Pastoral da Comunicação, Carlos Augusto de Souza Barreto Junior formam uma família de fé na Imaculada.
Carlos Augusto avalia o legado de fé construído ao longo dos 70 anos de histórias de fé. Desde os proprietários da Usina Barcelos e as construções de devoção preservadas pelos funcionários e suas famílias. Recorda de um tempo que as festas reuniam devotos de Barcelos e de toda a região. As coroações e o trabalho das catequistas que deram a sua vida para divulgar a fé católica no distrito sanjoanense.
— Trabalhei na usina que teve um papel importante no desenvolvimento de Barcelos. Empregava os moradores e foi a partir daí iniciou a construção da igreja, que começou com a doação do terreno que foi feita por Nair Paes Rangel, a primeira catequista da nossa comunidade — destacou Carlos Augusto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS