Campos recebe oito novos médicos em substituição a cubanos
Virna Alencar 28/11/2018 16:45 - Atualizado em 29/11/2018 18:47
Divulgação
Campos recebeu, nesta quarta-feira (28), os oito médicos que vão substituir os seis profissionais cubanos que atuavam no município dentro do programa “Mais Médicos”, conforme anunciado pela Prefeitura de Campos na semana passada. Os atendimentos estão previstos para começar na segunda-feira (3), totalizando 24 profissionais do programa atuando no município. Os cubanos tiveram seus vínculos encerrados na quarta-feira passada (21), após o governo do país anunciar a saída do programa por não concordar com mudanças propostas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
De acordo com a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da secretaria municipal de Saúde (SMS), Laura Burla, dos novos profissionais, quatro são de Campos e outros quatro vieram de Itaperuna, Minas Gerais e Bahia.
— Os médicos foram recebidos pela nossa equipe e estão em período de adaptação, conhecendo as unidades em que vão trabalhar e também seus novos colegas. Estamos muito satisfeitos com esse primeiro contato e com expectativa positiva neste novo ciclo. Na próxima segunda-feira, todos já estarão trabalhando — ressaltou.
Os profissionais vão atuar nas Unidades Básicas Saúde da Família de Dores de Macabu, Saturnino Braga, Ponta da Lama, Morangaba, Baixa Grande, Poço Gordo, Lagoa de Cima e São Sebastião.
A Prefeitura informou ainda que, em junho deste ano, foram convocados 131 médicos concursados de 17 especialidades com o objetivo de atuar nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) em regime de plantão 24 horas e, também, no serviço ambulatorial.
Na última semana, a Prefeitura informou que, apesar do desligamento dos médicos cubanos, a população conta com o atendimento ambulatorial através dos demais profissionais que atuam em cada uma das UBSs, além dos hospitais e Unidades Pré-Hospitalares (UPH). Em relação ao novo edital do programa, o ministério da Saúde afirmou que 92% das vagas já foram preenchidas e 7.871 profissionais já estão alocados em municípios para atuação imediata.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, até então, dentre os 22 médicos atuantes no programa Mais Médicos, em Campos, seis eram cubanos e atuavam nas UBS de Ponta da Lama, Dores de Macabu, Parque Rodoviário, Poço Gordo, Lagoa de Cima e Morangaba.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos afetou mais de 28 milhões de pessoas. Muitas delas vivem em municípios onde o atendimento era feito somente por profissionais vindos de Cuba. O ministério da Saúde informou que 8.332 médicos cubanos atuavam no programa.
Novo Edital — A inscrição para o novo “Mais Médicos” vai até 7 de dezembro e pode ser feita pelo site maismedicos.gov.br. No último balanço divulgado pelo ministério da Saúde, 92% das vagas do novo edital haviam sido preenchidas. Já foram registrados 19.994 inscritos com CRM Brasil ou que revalidaram o diploma no país. Desse total, 13.341 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. “Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS