A partir desta quarta, TV só com sinal digital
Virna Alencar 24/11/2018 17:02 - Atualizado em 26/11/2018 17:56
O sinal analógico de televisão será desligado na região na próxima quarta-feira (28). Com isso, quem ainda possui aparelhos televisores mais antigos, sem conversor, precisa se preparar para continuar recebendo o sinal de televisão, que será exclusivamente digital. Segundo Kelly Cardozo, coordenadora local da Seja Digital, instituição não governamental e sem fins lucrativos responsável pela digitalização da TV no Brasil, 82% dos 79 mil kits disponíveis para Campos já foram entregues, restando ainda cerca de 18 mil a serem distribuídos. Por isso, ainda dá tempo de adquirir o benefício que inclui o conversor, controle remoto, cabo e antena digital.
Kelly Cardozo
Kelly Cardozo / Foto - Isaías Fernandes
Kelly informou que a transição irá melhorar a qualidade dos canais abertos, com imagens muito mais limpas, sem chuvisco e com um som muito mais límpido. Além disso, destacou que ao se digitalizar a TV no Brasil continuará gratuita e as pessoas vão buscar mais canais, alternativos, ampliando, portanto, o acesso a informação delas.
O conversor digital deve ser utilizado por consumidores que possuem TVs com canais analógicos e precisam do produto para conseguir acessar os canais digitais, por meio de uma antena UHF. É por meio dos conversores que os consumidores terão acesso aos canais abertos em alta qualidade.
Para disseminar tal informação, diversas ações vêm sendo promovidas em Campos e região desde o mês de julho. “Em Campos desenvolvemos ações em todos os 13 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), situados em bairros distintos da cidade. Um mobilizador foi contratado pela Seja Digital para tirar dúvidas dos beneficiários e fazer agendamentos. Além disso, realizamos eventos, como na praça São Salvador e no Parque Guarus, com distribuição de pipoca e algodão doce para a criançada como forma de atrair o público. Chegamos a um número de distribuição maior do que o esperado. Ainda dá tempo de retirar os kits”, disse.
Têm direito a adquirir o kit todas as pessoas que são beneficiárias por programas do governo federal. São mais de 20 programas, entre eles, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia e o Bolsa Família, que são os mais conhecidos na região Sudeste. O interessado precisa levar o Número de Identificação Social (NIS) e, se enquadrando nos requisitos, consegue retirar o benefício na hora.
Dos oito mil kits disponíveis para São Francisco de Itabapoana, 84% já foram entregues. Em São João da Barra, de 6 mil, foi atingida 83% da entrega. Restam cerca de mil kits a serem distribuídos, em ambos os municípios.
Campos é a cidade com o maior número de postos de entrega no interior do estado. São seis, no total, e um deles fica na rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Os demais locais são divulgados durante o agendamento, momento em que o beneficiário pode escolher qual o posto é mais próximo da sua residência para a retirada do kit.
Campanha em andamento desde 2015
Desde 2015, campanhas da Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV, alertam a população sobre a importância de adaptar o aparelho de TV dentro do prazo. A primeira cidade do país a ter sinal analógico de TV desligado foi Rio Verde, em Goiás, que se tornou cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que se estende a todo o Brasil até o fim de 2018.
Kelly Cardozo informou que de lá pra cá campanhas foram feitas nas capitais e nesse momento se concentra nas grandes cidades. “Em 2015 se discutiu como seriam inseridas as pessoas de baixa renda nesse processo de digitalizar a TV aberta. Por uma determinação da Anatel foi constituída a Seja Digital, que é uma entidade sem fins lucrativos, a fazer as campanhas nas capitais e nas grandes cidades no Brasil. Trata-se de uma ação de utilidade pública porque vai se expandir a internet e a TV passa a ter a mesma função de um smartphone”, concluiu.
A Seja Digital também apoia o Feirão Digital destinado àquela parcela da população que não tem direito ao kit gratuito, mas que por algum motivo está com dificuldade para adquiri-lo.
Para consulta, esclarecimento e agendamentos, interessados podem acessar o site da Seja Digital: www.sejadigital.com.br, ou ligar para o telefone 147.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS