Comércio ganha com o 13º salário
Jane Ribeiro 30/11/2018 21:02 - Atualizado em 03/12/2018 17:31
No calendário dos trabalhadores brasileiros assalariados as datas de pagamento do 13º salário — até 30 de novembro, prazo para que as instituições públicas e privadas tiveram para pagar a 1ª parcela do abono dos servidores e trabalhadores, e 20 de dezembro — são as mais aguardadas. Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Campos também liberou o pagamento dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Campos (PreviCampos) e a primeira parcela (metade) do 13º salário. A expectativa é de que mais de R$ 211 bilhões sejam injetadas na economia brasileira, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). E com dinheiro no bolso o consumidor campista já foi às compras.
Esse foi o caso da auxiliar de enfermagem Margarida Calixto, que estava com a filha numa loja de bijuterias. Segundo ela, hoje foi só uma prévia do que ainda pretende comprar para o Natal.
— Recebi e viemos eu e minha filha comprar algumas coisas, mas ainda não são presentes para o Natal. Esse a gente deixa para a segunda parcela. Pretendo comprar lembrancinhas para todos — disse a auxiliar de enfermagem Margarida Calixto.
Quem estava satisfeito foi o gerente de uma loja de roupas, Gabriel Marinho. Segundo ele, o dia de hoje foi considerado positivo. “O movimento de vendas foi satisfatório. Vendemos mais hoje do que nos últimos 15 dias. Espero que amanhã seja assim também”, disse ele.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, o comércio campista vive um momento positivo e de boas expectativas de crescimento, para este período de compras do Natal. “Ontem foi a data limite para o pagamento da primeira parcela do 13º . O que vimos no comércio local é uma luz. Os empresários também se preparam e estenderam a Black Friday, visando atrair ainda mais o público. Esperamos ainda que esse aumento continue nos próximos dias”, destacou o presidente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS