FBI prende na Flórida suspeito de enviar pacotes-bombas
27/10/2018 11:32 - Atualizado em 29/10/2018 16:44
Divulgação
O FBI, polícia federal dos Estados Unidos, prendeu ontem um suspeito de ligação com o caso dos pacotes-bomba enviados a diferentes políticos e personalidades ligados ao Partido Democrata e que são críticos ao presidente Donald Trump. Cesar Sayoc, 56 anos, mora na Flórida, é filiado ao Partido Republicano e tem histórico criminal. Ele foi preso no sul do estado. O procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, afirmou que o suspeito foi acusado de cinco crimes federais e poderá ser condenado a 48 anos de prisão.
O DNA encontrado em pelo menos um dos pacotes, além de uma digital, ajudou os investigadores a identificar Sayoc, disseram autoridades. Segundo a rede CNN, ele foi detido várias vezes desde o início dos anos 90. Em 2002, foi preso por “ameaça de bomba” e “ameaça de descarregar dispositivo destrutivo”, de acordo com registros da Polícia da Flórida.
Sayoc ainda foi preso em 1999 por posse de um veículo roubado. Ele não era uma figura conhecida pelo serviço secreto, disseram várias fontes policiais à rede de TV.
O presidente Trump elogiou a rapidez das autoridades na captura do suspeito, e voltou a dizer que a violência política não deve ter lugar nos Estados Unidos.
Antes da prisão, mais dois pacotes semelhantes aos anteriores foram encontrados: um na Flórida endereçado ao senador democrata Cory Booker, e outro em Nova York, com o nome de James Clapper, ex-Diretor de Inteligência Nacional do governo Obama, e endereçado à sede da rede CNN na cidade. Também receberam pacotes com explosivos, o ex-presidente Barack Obama e o ator Robert De Niro, entre outras personalidades. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS