Witzel lidera com 61% no interior
Aldir Sales 24/10/2018 20:42 - Atualizado em 26/10/2018 18:09
Com 61% dos votos válidos contra 39% de Eduardo Paes (DEM), Wilson Witzel (PSC) segue na liderança da preferência do eleitorado no interior do Estado do Rio de Janeiro na disputa pela sucessão ao governador Luiz Fernando Pezão (MDB), segundo pesquisa realizada pelo Ibope. É a maior diferença entre os dois entre todas as regiões pesquisadas. No entanto, na capital, onde Paes foi prefeito até 2016, o candidato conseguiu virar e agora soma 52% das intenções de votos contra 48% do adversário. No geral, Witzel possui 56% dos votos válidos e viu sua vantagem para o candidato do DEM cair 6%, segundo o instituto.
No levantamento divulgado em 17 de outubro, Witzel possuía 63% das intenções de votos no interior e oscilou negativamente dois pontos, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No entanto, a grande diferença apontada pelo Ibope está na cidade do Rio de Janeiro. Na pesquisa do último dia 17, o ex-juiz federal tinha 55% contra 44% de Paes na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, a intensa campanha de ataques e acusações ao adversário e a agressividade nos debates deu certo para o ex-prefeito na capital, segundo a sondagem.
Wilson Witzel não recebeu o apoio oficial do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), mas cresceu na reta final do primeiro turno ao declarar apoio ao capitão da reserva e fazer campanha com o filho dele, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL). O levantamento do Ibope mostra que no segundo turno o eleitorado do ex-juiz é composto majoritariamente por pessoas que também declaram voto no capitão da reserva. Esse índice cresceu de 84% para 86%.
Mesmo mantendo a neutralidade sobre a corrida presidencial, Eduardo Paes recebe no segundo turno, em grande parte, os votos de anti-bolsonaristas, em uma reedição do cenário nacional polarizado. Segundo a pesquisa, 62% das intenções de votos em Paes é composta por eleitores de Fernando Haddad (PT), contra 38% de Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de outubro com 1.512 eleitores em 41 municípios de todas as regiões do estado. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR 07484/2018; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o RJ 07513/2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS