Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Fernando Haddad aparece com 41%
15/10/2018 22:53 - Atualizado em 17/10/2018 15:15
A nova pesquisa de intenção de votos do Ibope, divulgada na noite desta segunda-feira, indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das preferências contra 41% das menções a Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos, não computando as respostas de votos brancos, nulos ou indecisos. Este foi o mesmo índice apresentado pela sondagem do Instituto FSB, encomendado pelo banco BTG Pactual, e também divulgado nesta segunda.
Levando em conta todas as respostas, segundo o Ibope, Bolsonaro lidera com 52% contra 37% de Haddad. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco, e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.
Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome dos candidatos, os entrevistadores perguntaram se votariam em cada um dos postulantes “com certeza”, se “poderiam votar” ou “se não votariam de jeito nenhum”. Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele “com certeza”. O percentual de voto “certo” em Haddad é de 28%.
Diferente dos resultados apurados pelo Ibope no primeiro turno, o índice de rejeição de Jair Bolsonaro é menor em comparação ao de Fernando Haddad: 35% não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto a rejeição do petista é de 47%.
O levantamento do Ibope ouviu 2.506 pessoas no sábado e domingo (13 e 14 de outubro). Como outras pesquisas de intenção de voto do instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.
A pesquisa do Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi registrada na semana passada na Justiça Eleitoral (BR-01112/2018).
FSB/BTG - Segundo o FSB/BTG Pactual, Bolsonaro possui a preferência de mais de metade do eleitorado brasileiro: 51% contra 35% de Fernando Haddad dos votos totais, enquanto 11% responderam que não irão votar em nenhum dos candidatos.
A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de outubro. As entrevistas foram realizadas por telefone com 2.000 eleitores em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TSE é o BR-07950/2018. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS