Médicos negam transferência de senador
15/10/2018 21:09 - Atualizado em 16/10/2018 18:25
Com prisão decretada, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) continua internado no Hospital São Lucas, em Cascavel, Paraná. Os médicos impediram que policiais federais fizessem a transferência para Brasília. O hospital pertence à família do senador. Segundo o delegado federal Marco Smith, a equipe médica que acompanha o parlamentar alegou que, por enquanto, ele não tem condições de ser levado a outro hospital. A transferência imediata de Gurgacz foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no domingo, para o início do cumprimento da pena de 4 anos e 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro para favorecer uma empresa de transporte da família.
O senador está internado no hospital desde quarta-feira (10). No mesmo dia, ele teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Federal (PF). Um atestado médico apresentado à Justiça afirma que Gurgacz teve crise de labirintite e transtorno de ansiedade generalizada e por isso precisou ser internado.
Na decisão, proferida depois de um pedido da defesa pela suspensão da ordem de remoção, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que “inexiste notícia de que a imediata remoção para seu início [do cumprimento da pena] poderá acarretar imediato risco de vida e à saúde física ou psíquica do condenado”.
Moraes argumentou, ainda, que a “terapia medicamentosa” poderá prosseguir durante a execução da pena - inicialmente em regime semiaberto.
Quarta-feira, o primeiro atestado médico indicava a necessidade de três dias para avaliação do quadro clínico. No sábado (13), Gurgacz teve um novo atestado para ficar mais 20 dias internado, desta vez por problemas psiquiátricos. O hospital não divulgou boletim sobre o estado de saúde dele. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS