Segurança está em terceiro no ranking das prioridades no RJ
09/10/2018 21:33 - Atualizado em 10/10/2018 15:25
Uma pesquisa Ibope encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que segurança pública é apenas a terceira maior preocupação do eleitor fluminense, atrás de saúde e educação, respectivamente. Completam a lista, pela ordem, geração de emprego e renda, saneamento e transportes.
Segundo a Firjan, o cruzamento dos dados de dois estudos da entidade – o Diagnóstico do Estado do Rio e a Pesquisa Orçamento Firjan-Ibope – revela a demanda da população não é acompanhada pelos investimentos do Estado. O Diagnóstico do Estado do Rio, porém, mostrou que juntas, em 2017, essas áreas receberam apenas 36,7% do orçamento. Enquanto isso, a maior parte das verbas estaduais foi destinada ao custeio da Previdência e da máquina pública: 37,4% e 24,95%, respectivamente.
— Fica claro que existe um descasamento brutal entre as prioridades de alocação de recursos do Estado em relação às necessidades da população — afirmou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
O levantamento com a população fluminense foi feito no mês de junho. Houve 1.204 entrevistas presenciais e domiciliares, com pessoas de idade superior a 18 anos, em 37 municípios. Em paralelo, a Firjan elaborou o diagnóstico sobre os gastos públicos, a fim de comparar os resultados. “Num ambiente em que a crise fiscal impõe dificuldades para a gestão do orçamento, a priorização alinhada com os anseios da sociedade precisa ser o objetivo do novo governo”, aponta Jonathas Goulart, coordenador de Estudos Econômicos da Federação. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS