Vacinação comprometida em Macaé por geladeira quebrada
09/10/2018 20:14 - Atualizado em 10/10/2018 15:21
A vacinação na rede pública está interrompida, pelo menos parcialmente, em Macaé. Foi essa a constatação após a terceira visita realizada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira. Foram visitadas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Nova Holanda, Nova Esperança, Brasília/Barra, além da Casa da Vacina, no Centro. Recentemente, o líder da Frente Parlamentar Macaé Melhor, Maxwell Vaz (SD), chegou a propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as diversas denúncias na área da Saúde.
Na visita, vereadores constataram geladeiras quebradas. Como resultado, de acordo com os parlamentares, nenhuma ESF está vacinando. A exceção é a da Nova Holanda, onde um morador doou o eletrodoméstico. Já a Casa da Vacina está em obras há 15 dias e a volta do atendimento está prevista para esta quarta-feira (10).
— Um cartaz encaminha as pessoas para as ESFs, mas elas chegam lá e não são atendidas —criticou o relator, Márcio Bittencourt (MDB).
Nas visitas anteriores, a comissão havia passado pelas ESFs do Morro de São Jorge, Botafogo, Aroeira e Malvinas, onde a situação das vacinas é a mesma. Ontem, a prefeitura confirmou o retorno da Casa da Vacina, que estava fechada para reparos na edificação em setembro.
Em setembro, as diversas denúncias na área de Saúde levaram o vereador Maxuel Vaz a levantar a possibilidade da criação de uma CPI da Saúde. Na ocasião, ele destacou que as denúncias que estavam chegando ao Legislativo eram inúmeras e precisavam ser explicadas.
Como resultado da crise na Saúde, o prefeito Dr. Aluízio trocou, mais uma vez, o comando da secretaria de Saúde e colocando o controlador do Município. A troca também foi muito criticada pelos parlamentares, uma vez que os controladores teriam que fiscalizar o trabalho desenvolvido pela Pasta. O próprio presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), falou sobre o assunto: “O Controlador é o que diz não. E ele vai dizer não para ele mesmo?”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS